Ainda não se inscreveu? Confira o tira-dúvidas do Curso de Especialização
Data de publicação: 22 de julho de 2025
Fotos: Rafael Werkema
Créditos: CFESS
Por que o curso é pago?
O Conjunto CFESS-CRESS, Abepss e Enesso têm a defesa histórica do ensino público, laico, gratuito e de qualidade.
Mas a realidade atual, de sucessivos cortes no orçamento público das universidades, tem inviabilizado a oferta de cursos de especialização gratuitos.
Patrocínios privados são inviáveis, pois tendem a interferir na autonomia política das entidades e do curso.
A parceria com a UERN se justifica por sua relevância como universidade pública de referência. Contudo, o curso deve ser autossustentável.
Para onde vai o valor investido?
O nosso curso foi estruturado com alto rigor técnico e teórico, sem fins lucrativos, com custo reduzido e critérios sociais para descontos.
Todo o valor pago é reinvestido na sua qualidade e estrutura, que conta, entre outras coisas, com 34 textos/aulas inéditas, ao vivo, com docência referência para a profissão; tutoria qualificada com mestres em Serviço Social; encontros de orientação após cada aula, acompanhamento contínuo, plataforma virtual exclusiva e uma equipe dedicada para garantir qualidade a até 5 mil participantes.
Por que é à distância?
Desde 1996, o Conjunto CFESS-CRESS e a Abepss defendem o ensino presencial, na graduação e na pós-graduação (mestrado e doutorado), já que seus conteúdos, profundidade, avaliações, exames, dissertações ou teses e carga horária são incompatíveis com o EaD.
No entanto, reconhecem que, na pós lato sensu (especialização), a modalidade EaD pode ser adequada, desde que com qualidade, por permitir maior alcance e flexibilidade.
E EaD funciona?
Para a especialização sim! Voltado à qualificação profissional, nosso curso será oferecido com recursos síncronos (um diferencial em especializações) e assíncronos, para chegar a milhares de assistentes sociais em todo o Brasil, como ocorreu nas duas edições anteriores, bem avaliadas e ainda utilizadas em salas de aula e concursos. Afinal, queremos atender até 5 mil profissionais em todas as regiões do país!
Por que é somente para assistente social?
Para além de cumprir a deliberação do Encontro Nacional CFESS-CRESS, ou seja, uma decisão coletiva da base e das gestões CFESS-CRESS, é necessário contribuir com o aprimoramento profissional, condição para a garantia da qualidade dos serviços prestados à população, especialmente diante da forte precarização nos âmbitos da formação graduada e das condições e relações de trabalho.
Então tem que estar com inscrição ativa?
Sim! O curso pretende contribuir para a qualificação e habilitação de profissionais que enfrentam essas árduas condições no cotidiano profissional. Embora atender 5 mil profissionais entre 250 mil pareça pouco, é uma iniciativa ousada que só será possível com o engajamento da categoria e seu compromisso com o Projeto Ético-Político!
Faça já sua inscrição!
Acesse: www.funcitern.org/selecoesfuncitern
Relembre:
Edital da especialização em Serviço Social é publicado e CFESS promove live para tirar dúvidas
Live tira dúvidas
Live de apresentação do curso