Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 26 de Abril de 2022.

Conjunto CFESS-CRESS lança material especial para o maio da categoria!
Cartaz do 15/5 valoriza assistentes sociais, trabalhadoras do Brasil! CRESS farão distribuição do material impresso!

Card amarelo traz chamada para o Dia do/a Assistente Social em vermelho. Abaixo, o mapa do Brasil em verde, com o texto Trabalhadoras do Brasil, cercado por fotos de várias assistentes sociais negras, brancas, com deficiência. Abaixo o complemento do slogan e as logos do CFESS, CRESS e campanha de gestão.  (arte: Comunicação/CFESS)

 

Trabalhadoras do Brasil: somos e lutamos com elas. Este é chamado do Conjunto CFESS-CRESS para celebrar o 15 de maio, Dia do/a Assistente Social, valorizando a categoria profissional e reforçando seu compromisso na defesa dos direitos e das liberdades democráticas.

 

O Serviço Social sempre esteve ao lado da classe trabalhadora. E na atual conjuntura, de ameaça às liberdades democráticas e de ataques aos direitos trabalhistas e sociais, é preciso destacar a contribuição da categoria de assistentes sociais, não só no atendimento às demandas imediatas da população usuária, mas também no diálogo e no trabalho de base com essas pessoas.

 

Por isso, o material alusivo ao maio enfatiza o protagonismo de uma categoria majoritariamente formada por mulheres, trabalhadoras do Brasil, reforçando também a Campanha de Gestão “Nós, Mulheres, Assistentes Sociais de Luta”. 

 

O país possui mais de 200 mil profissionais, sendo a grande maioria (90%) composta por mulheres em sua diversidade: negras, indígenas, brancas, quilombolas, periféricas, com deficiências, lésbicas, bissexuais, cis e trans, das cidades e do campo. 

 

Mulheres que construíram e constroem o país. Milhares atuando nas mais diversas políticas sociais, como saúde, educação, assistência social, previdência social, sociojurídico, no atendimento direto à população. 

 

Atendimento esse que contribui para evidenciar as necessidades, anseios e potencialidades da população, reafirmando a defesa da sua participação nas decisões políticas que repercutem nos rumos de suas vidas e o compromisso da classe trabalhadora com a melhoria das condições de vida e a superação das desigualdades. 

 

Cores vivas, assistentes sociais de todo o Brasil!

 

A arte do Dia do/a Assistente Social resgata o verde e amarelo da bandeira do Brasil, para retomar o significado progressista dessas cores. Destaque das palavras Assistente Social em vermelho, para ressaltar a luta.

 

As fotos da peça gráfica são de assistentes sociais de várias regiões do país, mostrando a diversidade da categoria. 

 

Em breve estará disponível um site especial, onde cada profissional poderá inserir sua própria foto na peça e compartilhar nas redes sociais.

 

Foram produzidos cartazes, marcadores de página e adesivos, que podem ser retirados nas sedes dos Regionais e Seccionais de todo o país!

 

As peças podem ser baixadas aqui.

 

 

Programação nacional de atividades

 

Mais uma vez, o Conjunto CFESS-CRESS está preparando uma série de atividades por todo o Brasil, com debates presenciais e on-line. Também em breve, a página de programação dos Regionais estará atualizada.

 

O CFESS realizará no dia 14/5, às 9h30, uma live para todo o Brasil com retransmissão pelos Regionais, a partir do tema "O Serviço Social tem um lado, o das trabalhadoras em suas múltiplas existências e opressões”.

 

A atividade será mediada pela conselheira do CFESS Mauricleia Soares. As palestrantes são as assistentes sociais Veronica Ferreira e Clara Saraiva, que abordarão os ataques que a categoria e a classe trabalhadora em geral têm sofrido nos últimos anos, em especial as mulheres, o impacto da pandemia e do corte de direitos na vida dessas pessoas, e as possibilidades de luta e resistência, numa perspectiva crítica. 

 

Card amarelo traz a arte do Dia do/a Assistente Social com as fotos das palestrantes

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br