Sexta, 28 de Fevereiro de 2014.
Cédulas do processo eleitoral são enviadas e CRESS divulgam as zonas para votação
É tempo de reafirmação democrática
Carregando...

Imagem do modelo da cédula eleitoralCédula eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS

 

Falta menos de um mês para as eleições do Conjunto CFESS-CRESS. A categoria já está recebendo as cédulas eleitorais dos conselhos regionais que optaram pelo sistema de voto por correspondência ou misto, e os debates das chapas que concorrem às direções estão acontecendo por todo o país.

 

Ao todo, 59 chapas se inscreveram para concorrer às eleições do CFESS, CRESS e Seccionais, sendo que somente dois regionais (Distrito Federal e Acre) não registraram chapas concorrentes às direções. Entretanto, esses estados garantirão o processo eleitoral, no mesmo período, para a próxima gestão do Conselho Federal, assegurando a participação da categoria na definição da direção do CFESS.

 

As eleições estão marcadas para os dias 19, 20 e 21 de março. “Esperamos contar com a participação da nossa categoria no processo de sucessão das gestões do Conjunto CFESS-CRESS em curso. A articulação de chapas, a votação, o apoio a projetos políticos críticos significam, neste momento histórico, a reafirmação da direção social do projeto profissional edificado desde a Virada, marco do enfrentamento coletivo ao conservadorismo”, diz trecho do jornal CFESS Informa, enviado para assistentes sociais em todo o Brasil.

 

Leia a edição completa do CFESS Informa Especial

 

Imagem mostra capa do jornal CFESS Informa EspecialArte do CFESS Informa especial

 

Quórum mínimo

O CFESS é o único conselho federal de regulamentação profissional cuja direção é eleita pela categoria, por meio de voto direto, não obrigatório. Ou seja, o voto é entendido como direito político e não como dever. Além disso, o CFESS também é o único conselho que faz a combinação do voto não obrigatório ao quórum mínimo (de 15%), expressando o compromisso do Conjunto CFESS-CRESS com a participação democrática. É bom destacar que somente assistentes sociais regularmente inscritos nos CRESS e Seccionais têm direito ao voto. Isso significa que somente profissionais em dia com a anuidade referente ao exercício do ano de 2013, mesmo no caso de parcelamento (sem atraso) votarão.

 

“Nós assistentes sociais possuímos um patrimônio organizativo que busca romper com uma concepção mistificadora e fragmentada da totalidade. Reconhecendo a natureza distinta de nossas organizações, criamos estratégias para mantermos nossa unidade política em torno de um projeto profissional compartilhado. Somos mais fortes se nos juntarmos e criarmos mediações comuns, no interior da própria categoria, assim como com as demais organizações e movimentos que comungam do projeto societário que coloca a liberdade como valor ético central”, diz outro trecho do CFESS Informa.

 

Voto por correspondência, presencial e correios

Os regionais já estão divulgando informações sobre o envio das cédulas, os locais das zonas eleitorais e horários de votação. Acesse o site do CRESS de sua região e não se esqueça: assim que receber sua cédula eleitoral, preencha-a e responda imediatamente, devolvendo o envelope pelo correio, atentando para o envio adequado, cujo valor já está previamente custeado pelo CRESS.

 

Veja os locais e horários de votação nos CRESS

 

Outro dado importante é: se você está sob a jurisdição da sede do CRESS, é preciso votar apenas no Regional e no CFESS. Para a pessoa inscrita na jurisdição das seccionais, inclui-se também o voto na chapa inscrita para a respectiva seccional.

 

Chapa única para o CFESS

Desde janeiro, a carta-programa da chapa única “Tecendo na luta a manhã desejada”, que concorre à direção do CFESS para o triênio 2014-2017, vem sendo divulgada.

 

Visite o blog da chapa para conhecer suas propostas ou faça o download da carta-programa

 

Acompanhe o calendário do processo eleitoral do Conjunto CFESS-CRESS

 

Conheça o Código Eleitoral do Conjunto

 

Leia também 

Chapa única concorre à direção do CFESS

 

Inscrição de chapas para o Conjunto CFESS-CRESS começa na segunda, dia 9

 

Conjunto CFESS-CRESS divulga edital de convocação para as eleições

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
 
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.