Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 18 de Maio de 2022.

Vem aí o 2º Seminário Nacional de Residência em Saúde e Serviço Social
Evento ocorrerá no formato on-line no próximo dia 2 de junho. Inscrições serão abertas na próxima semana (24/5)

Card vermelho traz ilustração e três rostos negros com olhos atentos, balões de diálogo e o símbolo do SUS. O nome do seminário vem numa flâmula. Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

Anote na agenda, assistente social! No próximo dia 2 de junho de 2022 (quinta-feira), ocorrerá a segunda edição do Seminário Nacional de Residência em Saúde e Serviço Social.

 

O evento, promovido pelo CFESS e pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), será no formato on-line, gratuito e com vagas limitadas, destinadas a assistentes sociais e estudantes de Serviço Social.

 

As inscrições serão abertas no dia 24 de maio: clique aqui!

 

“A política de Saúde é hoje a segunda maior área de atuação de assistentes sociais. E em meio a uma conjuntura de crise social, política, econômica e sanitária, aprofundada pela pandemia mundial da Covid-19, precisamos estar atentas aos desafios e aos rumos possíveis de inserção do Serviço Social nos Programas de Residência, espaço estratégico de formação profissional”, explica a conselheira do CFESS Ruth Bittencourt, destacando a importância do evento.

 

Nesse sentido, a diretora nacional da ABEPSS, Marina Monteiro Castro, reforça: “as residências vêm sendo pauta recorrente da entidade, envolvendo a realização de pesquisas, articulações e posicionamentos políticos diversos. O seminário compõe mais uma das estratégias das entidades em defesa da formação e do trabalho profissional com qualidade, sendo espaço de fortalecimento da defesa de uma política de saúde pública, estatal, universal, integral, equânime e de qualidade”.

 

Temas em debate

Quase seis anos após a primeira edição do seminário (2016),que resultou inclusive em publicação sobre o tema, os ataques à saúde pública se intensificaram. Ainda assim, mesmo sob constante desmonte, foi o Sistema Único de Saúde (SUS) que salvou milhões de vidas brasileiras na pandemia, e milhares de assistentes sociais compuseram as equipes de “linha de frente” no combate ao coronavírus e no atendimento à população. 

 

Por isso, é preciso pensar na atuação da categoria na política de Saúde a partir da formação e residência como espaço de educação permanente, e refletir sobre as implicações que a realidade contemporânea tem produzido sobre a intervenção crítica das/dos assistentes sociais, ancorada no projeto ético-político da profissão.

 

Entre os temas do 2º Seminário Nacional de Residência em Saúde e Serviço Social, estão: os desafios da formação no/para o SUS com ênfase nas residências em saúde; os impactos da pandemia nos Programas de Residência; a importância do controle social e da efetivação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde; e construirá, a partir do debate entre os segmentos que compõem os Programas de Residência, as bandeiras de luta e uma agenda de mobilização com a categoria profissional.

 

“É preciso esforços para avançar na defesa do direito à saúde, de uma formação profissional de qualidade e da oferta qualificada de serviços à população”, defendem as entidades organizadoras, CFESS e ABEPSS.

 

Em breve, a programação completa será divulgada.

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação
[email protected]