Apresentação

A política de Saúde é hoje a segunda maior área de atuação de assistentes sociais. E em meio a uma conjuntura de crise social, política, econômica e sanitária, aprofundada pela pandemia da Covid-19, é preciso olhar e pensar sobre os desafios e rumos possíveis à inserção do Serviço Social nos Programas de Residência, espaço estratégico de formação profissional.

Nesse sentido, o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e a Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) realizam, no próximo dia 2 de junho de 2022, a segunda edição do Seminário Nacional Residência em Saúde e Serviço Social, dessa vez em formato on-line (virtual).

O evento é gratuito e terá vagas limitadas. As inscrições começam no dia 24 de maio de 2022.

Quase seis anos depois da primeira edição do seminário (2016, Olinda/PE), os ataques à saúde pública intensificaram-se; ainda assim, mesmo sob constantes ataques e desmonte, foi o Sistema Único de Saúde (SUS) que salvou milhões de vidas brasileiras na pandemia, e milhares assistentes sociais compuseram as equipes de “linha de frente” no combate ao coronavírus e no atendimento à população.

Por isso, é preciso pensar na atuação da categoria na política de Saúde a partir da formação e residência como espaço de educação permanente, e refletir sobre as implicações que a realidade contemporânea tem produzido sobre a intervenção crítica das/dos assistentes sociais, ancorada no projeto ético-político da profissão.

Entre os temas em foco, o 2º Seminário Nacional de Residência em Saúde e Serviço Social abordará os desafios da formação no/para o SUS com ênfase nas residências em saúde; os impactos da pandemia nos Programas de Residência; a importância do controle social e da efetivação da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde; e construirá, a partir do debate entre os segmentos que compõem os Programas de Residência, as bandeiras de luta e uma agenda de mobilização com a categoria profissional.

Participe desse importante evento! Vamos reunir esforços para avançarmos na defesa do direito à saúde, de uma formação profissional de qualidade e da oferta qualificada de serviços à população!

Novidade! Para ampliar a acesso da categoria ao evento, que teve as vagas esgotadas em pouco tempo, CFESS e ABEPSS vão transmitir a mesa de abertura do evento ao vivo nas redes sociais! A atividade é gratuita, aberta ao público e emitirá certificação on-line! Não precisa de inscrição! É só assistir e, durante a live, o link de certificação será divulgado! Ninguém ficará de fora!

Orientações sobre o evento

Atenção: o evento é dividido em dois turnos: a mesa principal (manhã do dia 2/6), que será transmitida pelo YouTube e aberta ao público; e as mesas simultâneas (apenas para pessoas inscritas no evento, por meio da plataforma zoom, com capacidade para 100 pessoas em cada sala).

As vagas são limitadas, em decorrência da plataforma virtual:

  • 360 vagas para assistentes sociais
  • 40 para estudantes de Serviço Social