Mural

Confira aqui textos, filmes e músicas sobre a temática, bem como os documentos que fundamentam o posicionamento do Conjunto CFESS-CRESS.

Dissertações, teses e artigos

  • CARLOTO, Cássia Maria; DAMIÃO, Nayara André. Direitos reprodutivos, aborto e Serviço Social. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, n. 132, p. 306-325, maio/ago. 2018.
  • CASTRO, Viviane Vaz. Não é o caminho mais fácil, mas é o caminho que eu faço: a trajetória do conjunto CFESS/CRESS na defesa da legalização do aborto. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2016.
  • CISNE, Mirla; CASTRO, Viviane Vaz; OLIVEIRA, Giulia Maria Jenelle Cavalcante de. Aborto inseguro: um retrato patriarcal e racializado da pobreza das mulheres. Revista Katálysis, v. 21, p. 452-470, 2018.
  • DAMIÃO, Nayara André. Se podes olhar, vê: o aborto no cotidiano de trabalho das assistentes sociais. Dissertação (Mestrado em Serviço Social e Política Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, 2018.
  • DINIZ, D; MEDEIROS, M; MADEIRO, A. Pesquisa Nacional de Aborto 2016. Revista Ciência e Saúde Coletiva, vol 22, n 2, p. 653-660. Rio de Janeiro, 2017.
  • LIMA, Nathália Diórgenes Ferreira de. Entre Silêncios, Interdições E Pessoalidades: Uma análise racial das histórias sobre aborto no sertão. Tese de doutorado. UFPE, 2020.
  • LIMA, Nathália Diórgenes Ferreira de. Era O Meu Corpo, Era Meu Momento, Era Minha Vida : Uma Análise Dos Itinerários Abortivos De Mulheres Jovens Da Região Metropolitana Do Recife-Pe. Dissertação de mestrado. UFPE, 2014.
  • LOLATTO, Simone. A intervenção do assistente social frente à solicitação do aborto. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Serviço Social). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Florianópolis, 2004.
  • LOLATTO, Simone; LISBOA, Teresa Kleba. Profissionais de serviço social frente à questão do aborto – a ética em debate. Bagoas-Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 7, n. 09, 2013.
  • MATOS, Maurílio Castro de et al. Cotidiano, ética e saúde: o Serviço Social frente à contra-reforma do Estado e à criminalização do aborto. Tese (Doutorado em Serviço Social) – PUC: São Paulo, 2009.
  • MATOS, Maurílio Castro de. "Legalização do aborto:um assunto para marxistas".No livro Marxismo, Política Social e direitos (org.por Boschetti, Behring e Lima)
  • OLIVEIRA, Rayane Noronha. Justiça Reprodutiva Como Dimensão Da Práxis Negra Feminista:Contribuição Crítica Ao Debate Entre Feminismos E Marxismo. In: Germinal: marxismo e educação em debate, Salvador, v.14, n.2, p. 245-266,ago. 202. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49559/27449
  • OLIVEIRA, Rayane Noronha. O aborto no Brasil: análise das audiências públicas do Senado Federal (2015-2016). Dissertação de Mestrado em Sociologia. UNB, 2017.

Vídeos/documentários

  • O aborto dos outros (documentário)
    O documentário mostra os efeitos perversos da criminalização para as mulheres e aponta a necessidade de revisão da lei brasileira.
  • Uma história Severina (Brasil, 2005, Documentário)
    O destino de Severina foi alterado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal em 2004. Grávida de quatro meses de um feto sem cérebro, Severina estava hospitalizada na mesma tarde em que o tribunal anulou a autorização para interromper a gestação.
  • Corpo manifesto (Brasil, 2016, Documentário)
    A obra de Carol Araújo fala sobre mulheres, seus corpos e suas batalhas. Explora de maneira poética as dimensões simbólicas do corpo e sua representação, traz entrevistas de pensadoras e militantes feministas, acompanha atos públicos feministas e mostra quem são e o que desejam as mulheres que ocupam as ruas.
  • Clandestinas (Brasil, 2016, Documentário)
    O documentário conta a história de mulheres que já realizaram aborto por diferentes motivos. Com direção de Fadhia Salomão, o filme relata como o aborto é uma realidade no país, mesmo sendo considerado crime.
  • Vessel (EUA, 2014, Documentário)
    Escrito e dirigido por Diana Whitten, com foco no trabalho de Women on Waves, organização holandesa pró-escolha, fundada pela médica holandesa Rebecca Gomperts em 1999. A organização feminista tem esse nome por realizar abortos em um navio no mar (pois não sendo território não tem leis que penalizem aborto).
  • After Tiller (EUA, 2013, Ficção)
    Direção de Martha Shane e Lana Wilson, filme conta história que após o assassinato do Dr. George Tiller no Kansas, em 2009, há um número limitado de médicos restantes no país que realizam abortos no terceiro trimestre para mulheres. After Tiller se move entre as histórias que se desenrolam rapidamente desses médicos que estão lutando para manter este serviço disponível, arriscando inclusive suas vidas.
  • 12th & Delaware (EUA, 2010, Ficção)
    Na mesma esquina de uma rua da Flórida, há uma clínica de aborto e uma clínica da Igreja Católica de apoio à gravidez, que tenta impedir que mulheres façam abortos, espalhando informações erradas e fazendo protestos violentos. Com direção de Rachel Grady e Heidi Ewing.
  • Diários do do aborto / The Abortion Diaries (EUA, 2005, Documentário)
    Se o aborto é tão comum, por que nunca é tema de conversas na mesa de jantar? Por que as mulheres que abortam sentem-se tão sozinhas, por que não há espaço para que compartilhem suas experiências? Essas são as perguntas que norteiam os 30 minutos deste documentário da diretora Penny Lane.
  • Maternidade por escolha, não por acaso / Motherhood by choice, not chance (EUA, 2004, Documentário)
    Dirigido pela cineasta Dorothy Fadiman, traz momentos-chave de cada um dos três filmes da trilogia de Fadiman chamada Choice: From the Back-Alleys to the Supreme Court & Beyond, entrelaçando-se cenas selecionadas e entrevistas.
  • Quando o aborto era ilegal: histórias não contadas (EUA, 1992, Documentário)
    Dirigido por Dorothy Fadiman e indicado ao Oscar de Melhor Curta Documentário, o filme conta a histórias de pessoas que revelam as consequências físicas, emocionais e legais de fazer ou fornecer um aborto quando era um ato criminoso. O filme é o primeiro de três filmes chamados de trilogia dos direitos reprodutivos ou “Dos becos sem saída à Suprema Corte e além”.
  • Nunca raramente às vezes sempre (EUA/Reino Unido, 2020, Ficção)
    O filme de Eliza Hittman conta a história de duas adolescentes que viajam para a cidade de Nova York em busca de ajuda médica após uma gravidez não planejada. O foco do filme está na situação opressora pela qual passam suas protagonistas.
  • Roe x Wade: direitos das mulheres nos EUA (EUA, 2018, Documentário)
    O documentário americano dirigido por Ricki Stern e Anne Sundberg analisa as leis do aborto nos Estados Unidos e os efeitos do caso Roe versus Wade, de 1973, no qual uma mulher grávida, sob o pseudônimo de Jane Roe, pediu o aborto por seu filho ser fruto de um estupro.
  • Meu corpo, minha vida (Brasil, 2017, Documentário)
    Com direção de Helena Solberg, o documentário ‘Meu Corpo, Minha Vida’ é um debate sobre a questão do aborto no Brasil, com opinião de quem acha deve ser descriminalizado e de quem defende a lei como está. O debate é personalizado por meio do caso de Jandyra Magdalena dos Santos.
  • Sexo, pregações e política (Brasil, 2016, Documentário)
    O filme de Aude Chevalier-Beaumel e Michael Gimenez propõe um olhar afiado sobre o paradoxo da liberdade sexual no Brasil: de um lado, cria e vende uma imagem de sociedade onde a sexualidade é liberada e a diversidade respeitada; de outro, mulheres morrem em decorrência da proibição do aborto e onde há mais assassinatos de homossexuais e transexuais no mundo.
  • Wochen: 24 semanas (Alemanha, 2016, Ficção)
    Dirigido por Anne Zohra Berrached, traz discussão sobre o tabu em torno do aborto e da maternidade de forma não romantizada. A trama é permeada por questões de gênero, quebra nos padrões de feminilidade ou masculinidade. no filme, uma mulher deve decidir se vai optar por um aborto tardio no sexto mês ou se vai dar à luz uma criança com deficiência física e mental.
  • Lake of fire (EUA, 2006, Documentário)
    Escrito e dirigido por Tony Kaye, aborda a questão do aborto nos Estados Unidos, com depoimentos de pensadores como Noam Chomsky e Alan Dershowitz.
  • O segredo de Vera Drake (Inglaterra, 2004, Ficção)
    Londres, 1950: Vera Drake compõe uma família feliz, mas, secretamente, se dedica a atividade de ajudar jovens garotas a interromperem uma gravidez indesejada. Quando uma dessas jovens é levada ao hospital depois de um aborto, a polícia investiga Vera e seu mundo começa a desmoronar. Dirigido por Mike Leigh.
  • O crime do Padre Amaro (México, 2002, Ficção)
    O recém-ordenado padre Amaro é enviado a uma pequena cidade para trabalhar na paróquia local. Ao se apaixonar pela bela devota Amélia, uma tragédia sem precedentes marcará sua vida. Dirigido por Carlos Carrera.
  • Une affaire de femmes - um assunto de mulheres (França, 1991, Ficção)
    Dirigido por Claude Chabro, filme se passa durante a 2ª Guerra Mundial, no interior da França ocupada, onde a analfabeta Marie Latour (Isabelle Huppert) ajuda a vizinha Ginette (Marie Brunel) a fazer um aborto. Ela, agradecida, lhe dá uma vitrola portátil. Por não poder contar com o marido, Paul (François Cluzet), e ter de sustentar a si e duas crianças, Mouche (Aurore Gauvin) e Pierrot (Guillaume Foutrier), Marie passa a abortar rotineiramente.