Quarta, 24 de Julho de 2013.
Humberlinda não é assistente social
CFESS envia ofício à TV Globo, repudiando a retratação da profissão em humorístico da emissora
Carregando...

 

Imagem ilustrativa contra a retratação da assistente social no programa Zorra Total, da TV Globo(arte: Rafael Werkema)
 

O serviço social reiteradas vezes tem sido retratado em programas de televisão e telenovelas, com cenas que ilustram equivocadamente a intervenção profissional de assistentes sociais. Pouco abordada há algumas décadas, a profissão passou a ter destaque nos últimos anos.
 

Foi o que, como muita gente já sabe e já viu, ocorreu com o programa Zorra Total, da TV Globo, no último sábado, 20 de julho. O quadro "E você, deseja o que?" provocou a ira de assistentes sociais, que reclamaram nas redes sociais por considerarem preconceituosa e discriminatória a forma como o serviço social foi abordado, mesmo se tratando de um programa de humor, com personagens fictícios e que não retratam a realidade.
 

Para esclarecer os graves equívocos cometidos pelo programa ao mostrar a assistente social Humberlinda, personagem da atriz Katiuscia Canoro, manifestar o repúdio do CFESS e fazer sugestões propositivas à emissora, o CFESS enviou um ofício à TV Globo. O documento traz uma explanação sobre o que é o Conselho Federal, o que é a profissão de assistente social e as normativas que a regulamentam, bem como propõe contribuições não só ao humorístico, mas aos programas jornalísticos da referida emissora. (Clique para ler o documento)
 

Mas não custa relembrar: na semana passada, o site do CFESS divulgou uma matéria, criticando a programação da televisão brasileira e convidando a categoria para o debate e a luta pela democratização da comunicação. É fundamental que assistentes sociais leiam e entrem nessa luta, que está na pauta do serviço social. (Relembre)

 

"É dever do CFESS esclarecer aos meios de comunicação e à sociedade os princípios ético-políticos da profissão e as atribuições do/a assistente social, conforme vem fazendo por seus meios de comunicação e nos debates e eventos que realiza ou dos quais participa", ressalta a coordenadora da Comissão de Comunicação do Conselho, Sâmya Ramos.

 

Clique aqui e leia na íntegra o ofício enviado à TV Globo 

 


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.