Quarta, 10 de Julho de 2013.
Nova vitória: PL Educação é aprovado por unanimidade em comissão da Câmara
Mobilização do CFESS com estudantes e profissionais foi fundamental para pressionar parlamentares
Carregando...

Estudantes lotaram a comissão de educação nesta quarta, 10 de julhoEstudantes de Serviço Social mais uma vez lotaram o plenário da comissão para pressionar parlamentares (fotos: Diogo Adjuto)


Que a presença de assistentes sociais e psicólogos/as nas redes básicas de ensino é uma estratégia fundamental ao desenvolvimento da política de educação no Brasil já é comprovado, haja vista a experiência dos diversos municípios que já inseriram esses/as profissionais na área. Nesse sentido, foi com muita articulação e mobilização que o CFESS compareceu hoje a mais uma sessão da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF). Com a presença maciça de estudantes e professoras de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB) e do CRESS-DF, mais uma vitória foi conquistada: o Projeto de Lei 3688/2000 (conhecido como PL Educação) foi aprovado por unanimidade na comissão.

 

A expectativa era grande, diante da última sessão, em que o PL foi à votação e terminou empatado, com 10 votos a favor e 10 contra (clique aqui para relembrar). Assim, a questão foi enviada à Consultoria Jurídica da Câmara, que forneceu alternativas para a resolução do impasse. Por isso, o CFESS, representado pelas conselheiras Alessandra Souza e Ramona Carlos, e pelas assessoras especiais Adriane Dias e Cristina Abreu, se articulou com a relatora do Projeto, deputada Keiko Ota (PSB-SP), e com o Conselho Federal de Psicologia (CFP) para conseguir, dentre as alternativas apresentadas, que o PL fosse submetido a nova votação.
 

Colocado em pauta, o debate se concentrou novamente na questão do financiamento das medidas para materializar o Projeto de Lei, em caso de aprovação. Deputados da base aliada do governo e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) voltaram a alegar dificuldades orçamentárias dos estados e municípios para adequação do PL. Devido a isso, em um acordo entre parlamentares presentes, a sessão foi interrompida para que as partes tentassem chegar a um acordo, antes de o Projeto de Lei ser votado novamente.
 

Unanimidade na aprovação
Após o intervalo, ficou definido em consenso entre instituições apoiadoras do PL e parlamentares, que o texto do Projeto, referente à fonte de financiamento seria alterado, de modo a incluir que, além da Educação, os recursos para a adequação dos estados e municípios ao Projeto virão também da Saúde e da Assistência Social. Colocado em votação simbólica, o PL Educação foi aprovado por unanimidade e segue agora para seus dois últimos passos: a tramitação na Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJC) e, após aprovado, no plenário da Câmara dos Deputados.

 

Deputados/as e instituições se reuniram para entrar em acordo sobre o texto do PLRepresentantes de instituições e deputados/as se reuniram para chegar a um acordo sobre o texto do PL
 

A conselheira do CFESS Alessandra Souza ressalta ser fundamental reiterar que a presença de assistentes sociais e psicólogos/as nas redes básicas de ensino, conforme diz o PL 3688/2000, não significa uma nova despesa, mas um investimento no desenvolvimento da política brasileira de educação. “As equipes multiprofissionais na rede básica só vêm a contribuir para um atendimento integral e de qualidade a todos/as aqueles/as que compõem o processo ensino-aprendizagem, no entendimento de que a educação é um direito social”, destaca.
 

Ela acrescenta ainda que a mobilização da categoria e de estudantes continuará sendo de extrema importância para pressionar parlamentares, mostrar a necessidade de aprovação desse PL e unir forças para seguir lutando em defesa dos direitos da classe trabalhadora e de toda a sociedade. Os/as estudantes deixaram o plenário da comissão, aos gritos de “a nossa luta não se esgota, vamos à CCJ”.
 

Leia também:

 

Subsídios para a atuação de assistentes sociais na política de Educação
 

Impasse na votação do PL Educação durante sessão nesta quarta-feira

 


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.