Terça, 18 de Junho de 2013.
Por uma Saúde pública universal e de qualidade
CFESS participa do seminário da Frente contra a privatização da Saúde
Carregando...

Uma das mesas do seminário da Frente Nacional contra a privatização da SaúdeUma das mesas do seminário da Frente Nacional (foto: CFESS)
 

Em 2013, o 4º Seminário da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, da qual o CFESS é integrante, avançou na quantidade de novas Frentes Estaduais, chegando a 20 estados. O evento, realizado em Florianópolis (SC), ocorreu de 7 a 9 de junho e teve a participação de aproximadamente 600 pessoas.
 

“O papel do CFESS foi de articular com os/as assistentes sociais presentes, a partir dos debates promovidos pelas mesas do seminário, de modo a mobilizar a categoria e pensar novas estratégias de luta contra a política privatista do governo federal brasileiro”, destaca a conselheira do CFESS Heleni Ávila, que representou o Conselho no evento.
 

O seminário da Frente Nacional trouxe os debates sobre a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e sobre a proposta do governo Dilma de subsidiar os planos de saúde, sem propor a ampliação para recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS).
 

A professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Maria Inês Bravo, que também é uma das representantes da Frente Nacional e do Fórum  de Saúde do Rio de Janeiro, fez um balanço do evento. "Contamos com uma participação muito ampla, mas temos muita coisa para ampliar, muita gente a mobilizar, porque nessa conjuntura, quanto mais mobilização, mais fortalecimento. Em termos de temática, o que avança é a questão dos planos privados. Levamos como tarefa a formação desta temática nos fóruns", explicou.
 

A conselheira do CFESS Heleni Ávila ressaltou que o seminário teve também um grupo sobre saúde mental. “Nesse debate, pudemos discutira a interface entre a Frente Drogas e Direitos Humanos e a Frente contra a Privatização, em especial agora com as internações compulsórias realizadas por meio das comunidades terapêuticas, que são uma das formas de privatização da saúde mental, e do retorno aos manicômios e à hospitalização, o que fere nossas lutas”, enfatizou.
 

Conheça o blog da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde

 

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.