Sexta, 24 de Maio de 2013.
Cartaz do Dia do/a Assistente Social é proibido de ser veiculado em ônibus
Fato ocorreu na Grande Vitória (ES). Sistema de transportes da região alegou que a arte seria agressiva
Carregando...

Montagem com as artes do dia do/a assistente social 2013. As fotos do trabalhador e da trabalhadora são sobrepostas com uma tarja escrito censuraMontagem com as artes do dia do/a assistente social 2013

 

 

Por que alguém seria contra à veiculação do material do Dia do/a Assistente Social de 2013? Talvez porque o Conjunto CFESS-CRESS esteja denunciando a realidade da classe trabalhadora brasileira, inclusive de assistentes sociais.

 

E uma notícia veiculada pelo CRESS-ES mostra que tem gente que ficou incomodada com a campanha deste ano. “Os busdoors em comemoração ao Dia da/o Assistente Social foram censurados no Espírito Santo”, denunciou a presidente do regional, Aline Pandolfi, durante o IV Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, realizado nos dias 15 e 16 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em Vitória.

 

De acordo com a notícia divulgada pelo CRESS-ES, o regional tentou veicular os busdoors em quatro linhas do Sistema de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Transcol), mas não obteve êxito, tendo em vista a resposta dada no dia 13 de maio pela Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), que avaliou que a arte estaria “muito agressiva” e levantaria “questões sindicalistas, mesmo não sendo de sindicato”. Importante ressaltar que a veiculação dos quatro busdoors seria custeada pelo CRESS-ES.

 

Ainda de acordo com a a referida notícia, a diretoria da entidade considerou a avaliação da Ceturb-GV “uma censura absurda” e informou à categoria sobre o caso, durante o Encontro Capixaba de Assistentes Sociais, no dia 15 de maio. O fato gerou indignação nas pessoas que participavam do evento, que chegaram a aprovar uma moção de repúdio à censura.

 

Leia a nota de repúdio

 

Repercussão e autorização posterior à data

Segundo o CRESS-ES, no dia 16 de maio, o regional foi informado de que a Ceturb-GV havia autorizado a veiculação da campanha, mas “por se tratar do Conselho Federal”. “Coincidência ou não, a autorização veio após a informação da censura ser exposta na abertura do encontro e criticada por algumas pessoas no Facebook. Mas diante do ocorrido, a diretoria do Conselho informou que não havia mais o interesse em realizar a veiculação. Mesmo porque o 15 de maio já havia passado”, afirma trecho da matéria veiculada no site do CRESS-ES.

 

Opinião do CFESS

Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, o fato ocorrido em Vitória (ES) demonstra que o Conjunto CFESS-CRESS acertou na campanha do 15 de maio de 2013. “Se nossa intenção com o material foi denunciar a exploração da classe trabalhadora por meio de imagens humanizadas e realistas, e se tem gente que não quer que estas sejam veiculadas, é porque conseguimos atingir nosso objetivo”, opinou.

 

Ainda segundo ela, a arte do Dia do/a Assistente Social expressou que assistentes sociais, bem como toda a classe trabalhadora, sofrem da exploração. “Mas o Serviço Social segue lutando contra as precárias condições de trabalho, os baixos salários, a negação do direito conquistado (como a jornada reduzida de trabalho) e a ausência de concursos públicos”, finalizou.

 

Essa não é a primeira vez que uma arte alusiva ao 15 de maio sofre censura. Em 2009, a campanha “Socializar riqueza para romper desigualdade” foi impedida de ser veiculada no metrô de São Paulo (SP) sob a alegação de instigar a violência. 

 

(Fonte: CRESS-ES)

 

Leia também: Conjunto CFESS-CRESS denuncia exploração da classe trabalhadora no Dia do/a Assistente Social

 

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter

 
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br 

 

 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.