Sabado, 18 de Maio de 2013.
Denunciar é proteger: sou assistente social, eu denuncio!
Leia o CFESS Manifesta do Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
Carregando...

Ilustração mostra imagem de menina sendo protegida por mãos e os dizeres "denunciar é proteger: sou assistente social, eu denuncio!"Ilustração mostra imagem de menina sendo protegida por mãos: "Sou assistente social, eu denuncio!" (Arte: Rafael Werkema/CFESS)

 

 

O dia 18 de maio é marcado pelo combate à exploração sexual de crianças e adolescentes. E para destacar a data, o CFESS elaborou um manifesto sobre o tema, chamando a atenção para a importância de se denunciar esta violência.

 

O documento traz dados da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), que registrou, por meio do serviço Disque-100, entre 2003 e 2011, 52 mil denúncias de violência sexual (abuso e exploração comercial) contra crianças e adolescentes de todo o país. Oito em cada dez vítimas são meninas.

 

E a sociedade deve ficar em estado de alerta, principalmente com a proximidade dos megaeventos no Brasil, como a Copa das Confederações em 2013, a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas, em 2016, que ocasionarão um maior fluxo de pessoas no país e, consequentemente, aumentarão os riscos de violação de direitos de crianças e adolescentes. Não é à toa que a campanha Faça Bonito: Proteja nossas Crianças e Adolescentes, de iniciativa do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e da SDH/PR, vem sendo divulgada em todo o Brasil. A chamada “Não desvie o olhar, denuncie” provoca a sociedade civil e as autoridades de que a responsabilidade pela defesa dos direitos das crianças e adolescentes é de todo mundo.

 

Inclusive de assistentes sociais que, em sua prática profissional, trabalham diretamente com estes sujeitos. E em tempos em que os direitos das crianças e adolescentes vêm sofrendo diversos ataques, como a tentativa de redução da maioridade penal, cabe à categoria, no seu exercício profissional, não só prevenir, mas também identificar e, principalmente, denunciar este tipo de violência.

 

Leia o CFESS Manifesta do Dia Nacional de Combate à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes

 

 

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter

 
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.