Quarta, 15 de Maio de 2013.
Parabéns, assistente social!
Neste 15 de maio, divulgue a profissão e a nossa luta contra a exploração!
Carregando...

 

Cartaz do dia do/a assistente social com trabalhadora e os dizeres: Polivalente: trabalha por cinco recebendo por uma? Chega de Exploração!

Artes para as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2013 (Fotos: Bruno Costa e Silva / Criação: Rafael Werkema)

 

Cartaz do dia do/a assistente social com foto de operário e os dizeres: colaborador para o lucro do patrão? Chega de exploração!Artes para as comemorações do Dia do/a Assistente Social 2013 (Fotos: Bruno Costa e Silva / Criação: Rafael Werkema)

 

Parabéns, assistente social! Parabéns para você que luta cotidianamente por uma sociedade justa e igualitária. Parabéns para você que luta contra toda forma de opressão e exploração.

 

Exploração esta que o Conjunto CFESS-CRESS denuncia no material alusivo ao 15 de maio de 2013. Porque a data não é só para dar destaque ao Serviço Social e à categoria, mas também ao posicionamento político da profissão. E o grito deste ano é “chega de exploração da classe trabalhadora”.

 

Exploração que é comumente associada à ausência de direitos trabalhistas e até mesmo ao trabalho escravo. E que,na lógica do capital,não tem se dado só da forma escancarada, como nos exemplos acima, mas também de forma perniciosa, por meio de discursos que alienam e desmobilizam trabalhadores e trabalhadoras em todo o Brasil.

 

Diariamente, assistentes sociais e outras trabalhadoras do Brasil se veem obrigadas a serem "polivalentes", como as instituições empregadoras impõem, com jornadas triplas de trabalho, exercendo múltiplas funções, mas recebendo salários insuficientes para uma vida digna.

 

Assistentes sociais e outros trabalhadores brasileiros são chamados de "colaboradores", mas ao final do mês percebem que não receberam nada em troca; que quem lucrou foram somente as pessoas que controlam as instituições empregadoras.

 

A conjuntura, portanto, desafia a categoria a enfrentar o avanço do conservadorismo; o desrespeito aos direitos humanos; as ameaças frequentes à liberdade de expressão do pensamento; o retrocesso nas políticas públicas, cada vez mais voltadas para os interesses do mercado e do grande capital; a responsabilização dos indivíduos pela sua própria proteção; a precarização do trabalho.

 

“Somente a força coletiva, manifestada pela classe trabalhadora, nos permitirá moldar com nossas próprias mãos uma nova ordem societária sem dominação-exploração de classe, etnia e gênero”, defende a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

 

Para dar visibilidade à categoria e suas lutas

Como já divulgado anteriormente, o Conjunto CFESS-CRESS produziu uma série de matérias para divulgar a data.

 

Cartazes, marcadores de página e adesivos já vêm sendo distribuídos desde abril. Pelo Brasil, os CRESS estão divulgando o 15 de maio por outdoor, busdoor (para ser veiculado em ônibus) e até mesmo taxidoor!

 

> Conheça e faça o download das peças gráficas

 

Em alguns estados, o spot para rádio e o vídeo estão sendo veiculados nas principais emissoras de cada região.

 


Um manifesto também está sendo distribuído, pelo qual o CFESS defende: “Urge lutarmos contra a exploração do trabalho e por melhores condições e relações de trabalho para todas pessoas e para a categoria de assistentes sociais, que vivenciam entraves e limites institucionais que expressam o modo de agir do Estado nas respostas às expressões da ‘questão social’, por meio de políticas sociais focalizadas, e o modo como os indivíduos são tratados pelo sistema do capital, diante das respostas às suas necessidades e projetos de vida”.

 

Leia o CFESS Manifesta do Dia do/a Assistente Social!

 

Debates em todo o Brasil

O mês de maio é marcado também por diversos eventos que celebram o Dia do/a Assistente Social. Os CRESS, Seccionais e Universidades realizam seminários, congressos, oficinas para debaterem o tema proposto pelo Conjunto CFESS-CRESS. Para saber da agenda, entre em contato com o CRESS de sua região!

 

Conselheiros e conselheiras do CFESS participam de vários eventos organizados em comemoração ao Dia do/a Assistente Social.

 

Clique e veja a agenda completa da direção 

 

 

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter

 
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br 

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.