Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 11 de Abril de 2013.

Livro reúne palestras do Seminário que comemorou os 30 anos da Virada
Publicação traz relatos de assistentes sociais que participaram do Congresso que mudou a história do Serviço Social brasileiro

Foto reproduzindo capa do livro Seminário Nacional dos 30 anos do Congresso da virada

 

Já está disponível no site do CFESS o livro que reúne as palestras do Seminário que celebrou os 30 anos do Congresso da Virada. O evento comemorativo foi realizado em São Paulo (SP), nos dias 16 e 17 de novembro de 2009, no Centro de Convenções do Anhembi, mesmo palco do Congresso que mudou a história do Serviço Social brasileiro.

 

“O cenário foi exatamente o mesmo em que aconteceu aquele histórico 3º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais, há 30 anos: um Anhembi lotado e fervoroso. Há três décadas, neste mesmo espaço, o Serviço Social brasileiro se somava às lutas dos movimentos sociais, combativos e aguerridos, para dizerem um não ao conservadorismo e construírem uma história de resistências às variadas formas de exploração e opressão do nosso país”, diz trecho da apresentação do livro.

 

A publicação reúne falas de diversos movimentos sociais vinculados às lutas da classe trabalhadora que estiveram presentes no Seminário: representantes do MST, da Marcha de Mulheres, do grupo Tortura Nunca Mais, da CSP Conlutas, da Intersindical, do Andes-SN e da Central de Movimentos Populares.

 

Apresenta também depoimentos de assistentes sociais que, de alguma maneira, estiveram ligados/as à organização e à Virada do Congresso, em 1979. “As falas foram marcadas por um clima de reencontro e emoção, que se expressaram nos relatos dos diversos fatos que aconteceram na época: o contexto político social de 1979, a organização e a mobilização da categoria antes do 3º CBAS e os detalhes da grande Virada, que desmanchou a mesa oficial com representantes do governo militar e a substituiu pela mesa com representantes da classe trabalhadora”, diz outro trecho da apresentação do livro, que, além de sua versão digital, foi enviado aos CRESS para distribuição.

 

Faça o download do livro “Seminário Nacional: 30 anos do Congresso da Virada”

 

 

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial 
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos 
 
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação
[email protected]