Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sabado, 06 de Abril de 2013.

Novo site do CFESS: mais acessível e dinâmico
Saiba mais sobre a reformulação da página virtual, que traz melhorias na apresentação visual e na navegação

 

Imagem artística com o texto
 
Um site mais acessível, dinâmico e intuitivo. Estes são os objetivos da reformulação da página virtual do CFESS, em fase de finalização, que vai aproximar o sítio virtual do Conselho Federal aos padrões internacionais de acessibilidade para pessoas com deficiência, além torná-lo mais moderno e conectado às redes sociais.
 
Esta é a mudança mais significativa desde 2008, quando o site passou a ser atualizado diariamente, com notícias, eventos, publicações, legislações e outros temas. Por se tratar de uma reformulação completa, inclusive de navegabilidade e visualização, alguns links e ferramentas podem não funcionar corretamente nesta fase de implantação. Por isso, se você encontrar algum link “quebrado”, envie um e-mail para [email protected] para avisar sobre o problema encontrado.
 
O que está mudando
Além das diferenças na apresentação visual (layout), que deixam a navegação mais leve e dinâmica, o novo site do CFESS apresenta também:
 
  • desenvolvimento pensado em acessibilidade para pessoas com deficiência, a partir das orientações dos sites Acesso Brasil e Acessibilidade Legal e do documento Técnicas de Acessibilidade: Criando uma web para todos (JalvesNicácio).Além das ferramentas que já existiam (aumento de fonte e contraste), há a possibilidade de navegação pelo teclado (com atalhos para os menus) para pessoas que possuem pouca destreza manual, todas as imagens do site terão o chamado texto alternativo, identificado por leitores de telas que auxiliam pessoas com deficiência ou baixa acuidade visual;
  • característicaCross-browser, ou seja, que funciona perfeitamente em todos os navegadores web que suportem as especificações W3C, padrão internacional adotado pela página virtual do CFESS;
  • conectividadecom as principais redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube. 
 
Além disso, pessoas estrangeiras poderão ter acesso a todo o conteúdo produzido em nosso site, por meio da ferramenta de tradução do Google, disponibilizada diretamente no site do CFESS.
 
Números da página virtual do CFESS
De 1º de janeiro até 31 de dezembro de 2012, o site do CFESS recebeu 350.513 visitantes distintos, segundo o Google Analytics, ferramenta de análise que fornece informações sobre visibilidade e tráfego de sites. O número de visitas ao site foi de 653.541vezes, totalizando, ao final de 2012, 1.950.026 páginas acessadas (como página inicial, notícias, publicações, legislação, etc.). Foi registrada ainda uma de média 1.786 visitas diárias ao site do CFESS.
 
“O número de visitas ao nosso site tem crescido anualmente. E com a criação de páginas (ou perfis) do CFESS nas redes sociais, temos obtido mais visibilidade na internet, o que tornam obrigatórias as melhorias em nossa página virtual”, afirmou a coordenadora da Comissão de Comunicação e presidente do CFESS, Sâmya Ramos. Segundo ela, a acessibilidade é uma questão importante para o Conjunto CFESS-CRESS, tanto que foi deliberado no 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em 2012, que o Código de Ética do/a Assistente Social e a Lei de Regulamentação da Profissão deverá ser disponibilizado em áudio e traduzido em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) nos sites do Conjunto, bem como estabelecer negociações com instituições no sentido de viabilizar sua publicação em braile. “Já começamos a realizar estudos neste sentido para viabilizar a produção destes materiais”, afirmou Sâmya.
 
Não se esqueça
Por se tratar de uma reformulação completa, inclusive de navegabilidade e visualização, alguns links e ferramentas do novo site podem não funcionar corretamente nesta fase de implantação. Por isso, se você encontrar algum link “quebrado”, envie um e-mail para [email protected] para avisar sobre o problema encontrado.
 
Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial 
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial 
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos 
 
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação