Sexta, 05 de Abril de 2013.
Comitê Executivo da Campanha “10% do PIB para a Educação Pública já” define novas estratégias
CFESS participa da reunião e confirma presença na Marcha Nacional, dia 24 em Brasília
Carregando...

Arte: Rafael Werkema

O Comitê Executivo da Campanha pelos “10% do PIB para a Educação Pública Já” se reuniu nesta segunda-feira, 1º de abril, no Rio de Janeiro (RJ), convocado pelo Sindicato Nacional de Docentes de Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O CFESS foi representado pela conselheira Juliana Melim, que também é docente da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). A reunião contou com também com a presença de representantes do ANDES-SN, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, da Assembleia Nacional dos Estudantes (ANEL) e do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação do RJ (SEPE-RJ).

Na pauta, os debates abordaram três questões principais: a articulação das lutas sindicais, populares e de estudantes em prol da educação publica de qualidade e a possibilidade de realização de um Encontro Nacional em Defesa da Educação Publica de Qualidade, que pudesse apresentar o diagnóstico da realidade da educação brasileira e construir um plano de ação unificado entre as entidades e movimentos sociais aliados, a Marcha Nacional em Brasília, no dia 24 de abril, e o lançamento do Dossiê de Precarização do Trabalho Docente na mesma data.

O objetivo principal da reunião foi rearticular as entidades que organizaram, em 2011, a campanha pelos 10% do PIB, no sentido de pensar novas iniciativas que incorporem o acúmulo conquistado com a greve das universidades federais em 2012, a maior da história. No encontro, foi elaborada uma convocatória para a Marcha Nacional, com a assinatura das entidades que compõe o Comitê. Além disso, o grupo também ressaltou a importância de fortalecimento da mobilização do dia 24, com a presença de trabalhadores/as de diversas categorias.

A conselheira do CFESS Juliana Melim destacou que a entidade estará presente na Marcha em Brasília e reafirmou a necessidade da aplicação dos 10% do PIB para a educação pública, gratuita, laica e presencial.  “A marcha tem como objetivo explicitar a unidade e as pautas de interesse da classe trabalhadora e reunirá importantes aliados na luta em defesa dos direitos. Vamos às ruas cobrar do governo federal melhores condições de ensino e trabalho, a ampliação do orçamento para a educação pública, além de denunciar a privatização dos Hospitais Universitários, diante da possibilidade nefasta de implementação da EBSERH”, conclamou a conselheira.

A próxima reunião do Comitê Executivo será no dia 15 de abril, às 14h, na sede regional RJ do ANDES-SN.

Leia também:

Queremos 10% do PIB para a Educação


Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br




Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.