Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 21 de Março de 2013.

Contas do CFESS são aprovadas por Comissão Especial
Análise aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de março, em Brasília, e comparou as receitas e despesas do CFESS com o relatório de atividades da gestão

Comissão Especial apresenta parecer que aprovou as contas do CFESS (foto: Rafael Werkema)

O CFESS recebeu no último dia 14 de março o parecer favorável da Comissão Especial, que analisa anualmente as contas do Conselho Federal. Formada por representantes de CRESS das cinco regiões do país, esta Comissão verifica a receita e as despesas do CFESS, comparando-as com o Relatório de Atividades da Gestão em exercício.

Este ano, a Comissão Especial optou por avaliar as ações do CFESS por eixos. Durante três dias, seus integrantes se debruçaram na análise das atividades realizadas pelas comissões de Orientação e Fiscalização (COFI), Administrativo-financeiro, Ética e Direitos Humanos, Formação e Relações Internacionais, Seguridade Social e Comunicação. Além disso, a Comissão Especial considerou também o acompanhamento do CFESS aos projetos de lei de interesse da categoria, publicação de resoluções e assuntos de âmbito jurídico.

Fizeram parte da Comissão de 2013: Isaac Gregório (CRESS-PA), representando a região Norte; Maria Angélica Mendes (CRESS-BA), representando o Nordeste; Graziele Nogueira (CRESS-DF), do Centro-Oeste; Andreia Torres (CRESS-SP), do Sudeste; e Iandara Souza, representando a região Sul.

Para a conselheira 1ª Tesoureira do CFESS, Juliana Melim, o trabalho da Comissão Especial ultrapassa a função de auditoria. “É uma ação política também, já que a Comissão pode avaliar se a Gestão tem realizado as ações que o Conjunto deliberou em seu Encontro Nacional, a partir da avaliação das contas do CFESS, do plano de metas e das deliberações do Conjunto”, explicou.

Segundo conselheira do CRESS-RS e representante da Região Sul, Iandara Costa, a Comissão exerce um papel de extrema importância, pois vai muito além da apreciação das contas e emissão de um parecer. “O trabalho nos permite perceber o processo de efetivação das propostas do Conjunto, seus avanços e entraves”, disse.

Iandara apontou também que o maior desafio é compreender todo o processo e manter a imparcialidade na hora de emitir o parecer da Comissão. Neste sentido, ela considerou relevante a oportunidade de toda a Comissão Especial participar da apresentação do parecer ao Conselho Pleno do CFESS, o que permite sanar todas as dúvidas geradas durante a avaliação.

O parecer da Comissão será enviado aos CRESS na próxima semana. O Relatório de Atividades 2012 da Gestão Tempo de Luta e Resistência e a Prestação de Contas estarão disponíveis no site do CFESS a partir do dia 27/3.

Para saber mais: como a comissão é formada
Durante o Encontro Nacional CFESS-CRESS, os CRESS de cada Estado elegem uma pessoa representante de cada região do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste) para formar a Comissão Especial.

Após a revisão de todos os documentos, os/as integrantes da Comissão emitem um parecer que é apresentado ao Conselho Pleno do CFESS. Se houver alguma dúvida ou divergência sobre os itens analisados, o CFESS apresenta uma justificativa (por escrito) dos itens em que há desacordo.

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]