Quinta, 21 de Março de 2013.
Nota pública sobre o 14º CBAS
Entidades organizadoras explicam sobre o valor das inscrições
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(Arte: Rafael Werkema)

A comissão organizadora do 14º CBAS, composta pelo CFESS, CRESS-SP, ABEPSS e ENESSO, vem manifestar publicamente seu empenho para ampliação do acesso dos/as profissionais e estudantes ao 14º CBAS, a ocorrer no período de 14 a 18 de outubro de 2013, na cidade de Águas de Lindóia, São Paulo. Nesta direção, temos a informar que:

1-    A comissão fez um grande esforço em conciliar: diminuição do preço das inscrições do Congresso, manutenção da qualidade que vem sendo impressa nos últimos Congressos Brasileiros de Assistentes Sociais e manutenção da autonomia teórico-política do mesmo. Estes são três elementos que vêm se constituindo em princípios, mas, igualmente, em grande desafio para as comissões organizadoras;

2-    Esses princípios são fundamentais, tendo em vista a busca pela ampliação da participação de parcela significativa da categoria profissional, mantendo a qualidade e segurança necessárias a um grande evento e sem perder de vista a coerência com os princípios contidos no projeto ético-político da profissão.  A garantia desses princípios vem fazendo com que esse evento seja reconhecido internacionalmente. Prova disto é que este CBAS já recebeu inscrições de assistentes sociais de outros países de língua portuguesa;

3-    Nesta direção, a escolha do local do evento foi amplamente pesquisada pelos membros da comissão, tendo como referência tanto os princípios mencionados como a relação custo-benefício. Desta forma, foi escolhido o município de Águas de Lindóia, por ser o que apresentou o menor preço quanto aos quesitos necessários para a realização do Congresso, aliado a uma excelente infraestrutura e a um orçamento bem inferior aos demais consultados;

4-     A escolha deste local nos garantiu a possibilidade de mantermos o preço das inscrições de três anos atrás, em que pese não ter possibilitado reduzir este valor, tendo em vista que a realização do CBAS requer serviços praticados no mercado, os quais sofreram reajustes consideráveis nestes três anos. Contudo, considerando que a inflação acumulada, medida pelo IPCA, neste período (março/2010 a fevereiro/2013) foi de 18,59%, manter o preço significa uma redução real de, aproximadamente, R$ 130,00 no valor das inscrições do evento (referência: valor do preço para profissionais, sem desconto, no mês de agosto ao dia do evento);

5-    A manutenção do preço da inscrição foi o possível para viabilizar a realização de um evento com condições técnicas, ambientais e de segurança adequadas ao objetivo do Congresso, o qual envolve socialização de trabalhos, grandes conferências, mesas coordenadas, requisitando espaços físicos condizentes para um público previsto de 3000 pessoas e mais de 1000 trabalhos apresentados. Ademais, para assegurar a excelência do atendimento e as condições adequadas, faz-se necessária a contratação de firma especializada para a infraestrutura do evento, como a recepção, acolhimento, atendimento e outros. Isto, porque o trabalho militante dos/as companheiros/as das entidades organizadoras deve ser direcionado prioritariamente para a garantia do aspecto técnico e político do Congresso;

6-    Continuamos na busca por patrocínios de instituições estatais para o Congresso, visando à cobertura dos gastos, desde que seja assegurada a direção política do evento e a autonomia das entidades organizadoras. É importante destacar que esta é a razão que nos leva a não buscar patrocínios privados de bancos, laboratórios e outros com fins lucrativos. Informamos que alguns conselhos federais de outras categorias profissionais vêm, atualmente, se organizando nesta direção, uma vez que se queixam de influências externas na organização de seus eventos, o que prejudica o alcance dos objetivos propostos;

7-    Lembramos que o CBAS é um evento autossustentável, pois o Conjunto CFESS-CRESS, a ABEPSS e a ENESSO não possuem condições orçamentárias para arcar com o mesmo;

8-    Por fim, reafirmamos que há um compromisso coletivo das entidades de que, havendo saldo positivo, o recurso será canalizado para um fundo que dará sustentação ao próximo Congresso, como vem ocorrendo nos últimos anos. Este fundo, aliás, vem possibilitando a organização de atos, dentro da estrutura do CBAS, como o que ocorreu no último, em Brasília (DF), na defesa das 30 horas. Informamos que um balanço financeiro é apresentado ao final do evento, o que garante a transparência dos gastos efetivados para a realização do CBAS.

Aguardamos a presença de todos/as, para fazermos um CBAS participativo e democrático, com a cara do Serviço Social brasileiro.

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Conselho Regional de Serviço Social – 9ª Região – CRESS/SP
Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS
Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social – ENESSO





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