Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 12 de Março de 2013.

CFESS fortalece aliança com o Andes-SN
No 32º Congresso, Conselho debate estratégias de luta pela educação e condições de trabalho

Conselheira do CFESS Juliana Melim (dir.) na mesa de abertura do congresso (foto: Luiz Fernando Nabuco)

Entre os dias 4 e 9 de março, o CFESS participou do 32º Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus do Fundão. O tema do evento em 2013 foi "Sindicato Nacional na luta pelo projeto de educação e de condições de trabalho". O CFESS foi representado pela conselheira e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Juliana Melim.

Com aproximadamente 500 participantes, o 32º Congresso foi o primeiro encontro nacional da categoria após a histórica greve realizada em 2012, que teve a maior duração até hoje. "O Congresso do Andes é como o Encontro Nacional CFESS-CRESS, a instância deliberativa máxima da categoria. É o momento em que os/as docentes constroem os planos de luta e definem as estratégias de ação para o ano em questão", explica a conselheira do CFESS. Juliana Melim compôs a mesa de abertura do evento, juntamente com representantes do ANDES – SN, da CSP/Conlutas, do Sinasefe, da Fasubra , da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, da Anel, do DCE-UFRJ, do MTST e do Sepe/RJ.

No terceiro dia (6/3) do Congresso, o sindicato nacional, em parceria com o Fórum em Defesa da Educação Pública, realizou um ato público em defesa da educação pública no centro do Rio, que contou com cerca de cinco mil participantes. A conselheira do CFESS também esteve presente, acompanhada de assistentes sociais docentes de vários estados do Brasil. Além desse, outro ato teve a participação dos/as participantes do Congresso: contra a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), realizado no dia 7, em frente ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Avaliação
Juliana Melim relata que, dentre os principais assuntos que estiveram na pauta de discussões, ficou definido como centralidade da luta da categoria: "a defesa do caráter público e gratuito da educação, as condições de trabalho, salários dignos e carreira para os docentes , de modo a ampliar a organização dos/as profissionais no Andes-SN e a unidade classista dos trabalhadores". Além desses, outros temas debatidos foram a conjuntura atual e o movimento docente, as políticas públicas, a organização da classe trabalhadora e a educação.

A conselheira do CFESS avalia que a participação considerável de assistentes sociais docentes fortaleceu a articulação com o Andes-SN, aliança que integra o Plano de Lutas em Defesa do Trabalho e da Formação e contra a Precarização do Ensino Superior. "O CFESS e o Andes-SN estão na mesma luta em defesa do trabalho e da formação com qualidade. Além disso, temos pautas em comum: o debate sobre gênero, etnia e classe; a política agrária, ambiental e urbana, a luta por mais recursos para a educação pública, dentre outras. Por isso é fundamental essa articulação", completa Juliana Melim.

Clique e leia o Plano de Lutas do Conjunto CFESS-CRESS


Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]