Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 08 de Março de 2013.

CFESS convida categoria para evento da FITS no Uruguai
Encontro debaterá desafios e oportunidades para a América Latina e Caribe

Cartaz do workshop realizado pelo CFESS em 2012 no RJ (arte: Rafael Werkema)

Nos próximos dias 29, 30 e 31 de maio, o CFESS participará do “3º Encontro da Região da América Latina e Caribe, da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais: Estado e Política Social - Desafios e Oportunidades para América Latina e Caribe Trabalho Social" e do 3º Seminário Preparatório para a Conferência Mundial sobre Bem-Estar Social 2014". Os eventos ocorrerão simultaneamente em Montevidéu (Uruguai).

A realização dos eventos é da Associação dos Assistentes Sociais do Uruguai (ADASU), que espera receber representantes de 12 países da região (Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Nicarágua, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai) . A expectativa é que os encontros promovam um espaço de trabalho e debate entre os representantes de cada nação, com base nos objetivos de ações da FITS: promover o serviço social como uma profissão, através da cooperação e ação internacional; apoiar organizações nacionais na promoção da participação de assistentes sociais no planejamento social e política social, tanto a nível nacional como internacional; e estimular e facilitar o contato entre os/as assistentes sociais de todos os países.

Para a conselheira do CFESS Esther Lemos, que representa a entidade no Comitê Mercosul, é importante a participação de assistentes sociais brasileiros/as, especialmente após os avanços conquistados no workshop sobre a definição de serviço social da FITS, realizado pelo CFESS no Rio de Janeiro em 2012 (clique aqui para relembrar). 

“O encontro no Uruguai dará continuidade ao processo de organização e fortalecimento da categoria na região da América Latina e Caribe, trazendo a oportunidade de participação dos/as assistentes sociais brasileiros/as, para adensar nossa articulação internacional. No contexto do debate em torno da definição de Serviço Social da FITS, o encontro visa à consolidação dos avanços obtidos no workshop”, explica Esther Lemos.
Em breve, aqui no site do CFESS, estarão disponíveis mais informações sobre inscrições, programação e envio de trabalhos, que poderão ser das seguintes áreas: Política de Estado e Social; Desigualdade e Pobreza; Direitos Humanos; Serviço Social; Ética; Definição de Serviço Social; Formação; Condições de trabalho e Meio Ambiente.

América Latina e Caribe de Luto

Na perspectiva do debate a respeito dos avanços sociais na região, a conselheira Esther Lemos também destacou que a América Latina e o Caribe estão de luto com a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez, falecido nesta terça-feira, 5 de março, após dois anos de tratamento contra o câncer.

A conselheira do CFESS enfatiza que Chávez teve destacado papel na política latino-americana, conquistando avanços sociais significativos, no campo da moradia, nos programas e ações de combate ao analfabetismo, a radicalização da democracia participativa, a redução da desigualdade social, as parcerias com outras nações latinas para o desenvolvimento da região, a solidariedade internacionalista, a defesa da autodeterminação dos povos, dentre outras conquistas populares e de forte impacto para os países do cone sul.

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]