Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 07 de Março de 2013.

Seminário destaca profissões no SUAS
Evento debateu a contribuição de diferentes categorias no Sistema Único de Assistência Social. Serviço social é fundamental


Seminário foi organizado pela Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul (foto: Atorgs)


Qual é a contribuição de cada uma das profissões que integram o Sistema Único de Assistência Social (SUAS)? Foi com o intuito de reafirmar o Serviço Social neste debate que o CFESS participou, nos dias 1º e 2 de março, em Porto Alegre (RS), do seminário "Cenários e Perspectivas da Terapia Ocupacional no SUAS", que reuniu representantes de diversas categorias profissionais que compõem o Fórum Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS (FNT-SUAS).

O evento faz parte de uma série de seminários regionais que vêm ocorrendo, em todo o Brasil, para discutir estratégias para a incorporação e a contribuição técnica ao SUAS de profissões como serviço social, terapia ocupacional, psicologia, pedagogia, sociologia, entre outras. O seminário, organizado pela Associação dos Terapeutas Ocupacionais do Rio Grande do Sul (Atorgs), cumpriu também os encaminhamentos do FNT-SUAS de contribuir para a elaboração de um documento com o papel de cada profissão no SUAS, conforme a Resolução 17/2011, do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Assim que estiver finalizado, o documento será encaminhado pelo Fórum ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que também esteve representando no evento.

A representante do CFESS no CNAS, Marlene Merisse, participou do debate e ressaltou a importância de assistentes sociais integrarem o SUAS. “A defesa que fazemos é da assistência social como política pública e o serviço social tem uma contribuição histórica neste processo”, afirmou Marlene. Ela destacou também a necessidade de definição do chamado "lugar profissional" na política de assistência social, abordando a intersetorialidade, o trabalho em equipe, o exercício dos diferentes saberes profissionais e a afirmação de políticas sociais na perspectiva da seguridade social ampliada.

Envolvimento da categoria no debate
A concepção de cidadania, presente no projeto ético-político profissional do serviço social brasileiro, defende a garantia de direitos universais, e se baliza na superação das desigualdades sociais e em um projeto de sociedade calcado na liberdade, igualdade e justiça.

Nesse sentido, a participação da categoria na construção e defesa do SUAS é primordial, e o FNT-SUAS tem se firmado como espaço de luta política da classe trabalhadora para o controle social no âmbito do Sistema Único de Assistência Social e para melhores condições de trabalho para diferentes profissionais que atuam na política de assistência social.

O Fórum se reunirá no próximo dia 21 de março.

Para saber mais
Cartilha Trabalhar na Assistência Social em Defesa dos Direitos da Seguridade Social

Brochura Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social

Livro Seminário Nacional: O Trabalho do/a Assistente Social no SUAS

Visite o site do FNT-SUAS, veja a sua carta de princípios e sua agenda

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]