Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 05 de Março de 2013.

Direitos da pessoa idosa em pauta
Em evento na ONU, representação do CFESS participa de debates sobre a questão

Adesivo produzido para a Conferência da Pessoa Idosa, em 2011, da qual o CFESS participou (arte: Rafael Werkema)

Durante a 50ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), realizada no final do ano passado, a assistente social e representante do CFESS Jurilza Mendonça expôs sobre a importância da participação de conselheiros/as do CNDI na 51ª Sessão de Desenvolvimento Social das Nações Unidas, momento em que seria apresentado o Plano de Ação Internacional para o Envelhecimento por representantes da América Latina e Caribe, Europa, Ásia, África e países árabes. Com essa perspectiva, a assistente social esteve presente ao evento, realizado em Nova York (Estados Unidos) entre os dias 5 e 8 de fevereiro de 2013.

Jurilza Mendonça explica que, anualmente, a Organização das Nações Unidas (ONU) realiza esse evento e, no debate sobre a questão do envelhecimento, constitui-se um grupo de trabalho para discutir sobre a viabilidade de criação de uma convenção dos direitos da pessoa idosa, como um documento juridicamente vinculante e de âmbito internacional. “Os países necessitam implementar políticas que assegurem um envelhecimento digno e com qualidade de vida e, com uma convenção, os signatários tanto das Nações Unidas como da Organização dos Estados Americanos (OEA) terão a obrigação de cumpri-la”, ressalta a assistente social.

Segundo ela, o envelhecimento populacional não é apenas uma questão demográfica e política, mas  também uma expressão da questão social. “Daí a importância de o serviço social estar presente, participando de eventos em âmbito internacional, trocando experiências, conhecendo o que acontece não somente no âmbito do envelhecimento, mas o que está sendo discutido para minimizar as desigualdades sociais e para e criar mecanismos para que as pessoas saiam da pobreza e conquistem seus direitos”, acrescenta Jurilza Mendonça.

Participaram do evento representantes de governos, da sociedade civil, especialistas de diversos países, assim como da ONU, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Fundo das Nações Unidas para População, totalizando cerca de 500 pessoas reunidas em torno do debate e da construção de estratégias de ação a respeito do envelhecimento digno em seus países.

Leia o CFESS Manifesta elaborado em 2011 para a 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]