Quarta, 26 de Setembro de 2012.
Estão tratando ser humano como mercadoria
Leia o CFESS Manifesta do Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças
Carregando...

Arte: Rafael Werkema/CFESS

No último dia 23 de setembro foi celebrado o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A data marca o combate a essas violações de direitos que atingem, segundo estimativas, mais de meio milhão de pessoas a cada ano.

Para o calendário de 2012, o dia já passou, mas na agenda de lutas de assistentes sociais de todo o Brasil, este é um tema abordado cotidianamente. Por esse motivo, o CFESS lança um novo manifesto, para afirmar que “a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças possuem uma relação direta com as bases do sistema capitalista, que, na busca desenfreada pelo lucro e acumulação de capital, converte as pessoas em mercadorias e, portanto, as transforma em coisa, como parte do negócio”. O documento reúne uma série de dados sobre o tráfico de seres humanos que apresenta uma tripla face, cujos elementos se interligam: trabalho forçado, remoção de órgãos e de tecidos e exploração sexual.

Segundo o CFESS Manifesta, dados do Brasil são pouco precisos, “mas a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 250 mil pessoas sejam vítimas do tráfico humano nos países da América Latina. Dessas, 2,4 milhões de pessoas vítimas do tráfico humano, pelo menos 44% são vítimas de exploração sexual; 32% são exploradas para trabalhar e 25% sofrem com a combinação de ambos os tipos de exploração. Ainda segundo a OIT, pelo menos metade são menores de 18 anos”.

Leia o CFESS Manifesta


Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br




Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.