Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 26 de Setembro de 2012.

Estão tratando ser humano como mercadoria
Leia o CFESS Manifesta do Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças

Arte: Rafael Werkema/CFESS

No último dia 23 de setembro foi celebrado o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças. A data marca o combate a essas violações de direitos que atingem, segundo estimativas, mais de meio milhão de pessoas a cada ano.

Para o calendário de 2012, o dia já passou, mas na agenda de lutas de assistentes sociais de todo o Brasil, este é um tema abordado cotidianamente. Por esse motivo, o CFESS lança um novo manifesto, para afirmar que “a exploração sexual e o tráfico de mulheres e crianças possuem uma relação direta com as bases do sistema capitalista, que, na busca desenfreada pelo lucro e acumulação de capital, converte as pessoas em mercadorias e, portanto, as transforma em coisa, como parte do negócio”. O documento reúne uma série de dados sobre o tráfico de seres humanos que apresenta uma tripla face, cujos elementos se interligam: trabalho forçado, remoção de órgãos e de tecidos e exploração sexual.

Segundo o CFESS Manifesta, dados do Brasil são pouco precisos, “mas a Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 250 mil pessoas sejam vítimas do tráfico humano nos países da América Latina. Dessas, 2,4 milhões de pessoas vítimas do tráfico humano, pelo menos 44% são vítimas de exploração sexual; 32% são exploradas para trabalhar e 25% sofrem com a combinação de ambos os tipos de exploração. Ainda segundo a OIT, pelo menos metade são menores de 18 anos”.

Leia o CFESS Manifesta


Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]