Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 20 de Setembro de 2012.

CFESS participa de seminário sobre Ética Profissional
Evento foi realização do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde

Conselheira do CFESS, Ramona Carlos (esq.), trouxe as especificidades do Serviço Social para o debate (foto: Diogo Adjuto)

Com um histórico da trajetória da profissão de assistente social no Brasil, a conselheira do CFESS Ramona Carlos deu início à palestra proferida nesta quinta-feira (20) durante o “Seminário de Ética Profissional: erro e condições de trabalho”. O evento ocorreu nesta quarta e quinta-feira, no auditório do Conselho Federal de Medicina, em Brasília (DF) e foi uma realização do Fórum dos Conselhos Federais da Área da Saúde (FCFAS) – conhecido como Conselhinho.

O seminário contou ainda com a participação da conselheira do CFESS Rosa Prédes e de representantes do CRESS-RJ, a agente fiscal Nizia Vieira, e do CRESS-PR, a conselheira Juliana Moraes.  O evento abordou questões como as condições de trabalho como fator de erro profissional, as especificidades de cada uma das profissões da Saúde, além do debate sobre o fator humano no erro profissional.

A conselheira do CFESS Ramona Carlos compôs a mesa com representantes dos Conselhos Federais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Radiologia e Educação Física, que foi coordenada por representantes dos Conselhos de Enfermagem e de Medicina. Após o histórico traçado sobre o Serviço Social, a conselheira falou sobre os princípios componentes do Projeto Profissional , relacionando-os às esferas da ética profissional no Serviço Social.

“Nosso projeto, que denominamos de Ético-político, traz a liberdade como valor ético central . É a partir daí que pensamos nosso fazer profissional, aliado às competências que somente são alcançadas com o permanente aprimoramento intelectual”, afirmou Ramona Carlos. Ela acrescentou, citando uma das estratégias de educação permanente implementada pelo CFESS: o Projeto Ética em Movimento.

Ramona finalizou, registrando que a falta de condições de trabalho pode induzir ao erro profissional. “As falhas do sistema em que se insere o fazer profissional do/a assistente social, como a falta de estrutura, a escassez de profissionais, ocasionam problemas como o atendimento precário, de baixa qualidade. Isso leva a uma possível negação do acesso a direitos, na perspectiva do direito de cidadania”, criticou a conselheira do CFESS.

O seminário terminou nesta quinta e irá preparar um documento para ser encaminhado aos/às presidentes dos Conselhos e Ministérios participantes, com sugestões e recomendações.

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]