Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 11 de Setembro de 2012.

Conjunto CFESS-CRESS define agenda para 2013
41º Encontro Nacional terminou neste domingo, dia 9


Mesa convocou a categoria para o 14º CBAS (foto: Rafael Werkema)

Com uma série de deliberações e propostas aprovadas para a agenda de atividades do Conjunto CFESS-CRESS no próximo ano, terminou neste domingo (9) o 41º Encontro Nacional, realizado em Palmas (TO). A primeira mesa formada deu os informes sobre o 14º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), que ocorrerá em 2013, em Águas de Lindóia (SP). (Leia a nota de convocação)

Na mesa de encerramento, a presidente do CRESS-TO, Rosinalva da Silva Alves, registrou a importância de o CRESS mais novo ter sediado um evento tão importante para a categoria de assistentes sociais. “Embora sejamos um estado novo, as graves violações de direitos da população já são claramente frequentes. Por isso, ter aqui as discussões que definiram os rumos desse Conjunto foi um marco de nosso regional e de nossa gestão”, afirmou a conselheira.

Para o conselheiro do CFESS, Maurilio Matos, o 41º Encontro Nacional foi, sem dúvida, um passo adiante na materialização do Projeto Ético-político profissional. “Antecedidos pelo Seminário de Direitos Humanos, pudemos fortalecer nosso posicionamento crítico frente à barbárie capitalista e reafirmar a força da categoria”, enfatizou o conselheiro.

Maurilio Matos também destacou alguns dos avanços conquistados, dentre as deliberações aprovadas no evento, que é o fórum máximo de deliberação do Serviço Social brasileiro. “Lançamos o cartaz em defesa do estágio supervisionado em Serviço Social, apresentamos o cartaz da Campanha pela realização de concurso público, a brochura ampliada ‘Atribuições privativas do/a assistente social em questão’; aprovamos posicionamento contrário ao Plano Brasil sem Crack. Muitos são os desafios pela frente, porém em tempos de luta e resistência, estamos firmes, fortes, atentos e articulados entre nós”, completou.

Plenárias definem agenda de atividades
O último dia do 41º Encontro Nacional foi também de apresentação das propostas aprovadas nos eixos temáticos (Formação Profissional/Relações Internacionais, Administrativo-financeiro, Seguridade Social, Ética e Direitos Humanos, Fiscalização Profissional e Comunicação) e das moções elaboradas pelos/as participantes.


Mesa fez a leitura das deliberações (foto: Diogo Adjuto)

Além dos destaques mencionados pelo conselheiro Maurilio Matos, está a aprovação das Diretrizes para a Gestão do Trabalho no Conjunto CFESS-CRESS, em que se definiu, dentre outras ações, a implementação da jornada de trabalho semanal de 30h sem redução salarial para os/as trabalhadores/as do Conjunto, a ser efetivada em um prazo de até dois anos.

Outro ponto importante foi a finalização da Política de Educação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. Também foi deliberado o tema das comemorações para o dia do/a assistente social 2013, que será “Serviço Social na luta contra a exploração do trabalho”.

Em relação aos grupos de trabalho (GTs), foi aprovado o fim do GT Serviço Social na Educação, que concluiu seus trabalhos com a realização do Seminário Nacional Serviço Social na Educação (realizado em Maceió/AL em março) e a finalização do documento “Subsídios para o debate sobre Serviço Social na Educação”. Além disso, aprovou-se a criação do GT Questão Urbana, para debater e construir estratégias sobre as violações de direitos nos centros urbanos.

No eixo da Comunicação, ficou decidido o tema “Redes sociais, linguagem e política” para o 3º Seminário Nacional de Comunicação, que antecederá o próximo Encontro Nacional, a ser realizado em Recife (PE) no ano que vem. Ainda no eixo, o Conjunto deliberou pela utilização de linguagem não sexista, incorporando a linguagem de gênero, como uma ação pedagógica e critica à gramatica machista e heteronormativa.


Delegados/as votam durante a plenária final (foto: Rafael Werkema)

Para fortalecer as estratégias de acessibilidade na veiculação de publicações, informações e eventos do Conjunto CFESS-CRESS, serão disponibilizados o Código de Ética do/a assistente social e a lei de regulamentação da profissão (8.662/93) em áudio e em língua brasileira de sinais (LIBRAS), assim como é feito com os eventos realizados para a categoria.

O relatório e as moções do 41º Encontro Nacional serão divulgados no site do CFESS em breve.

Leia também:

Palmas sedia o 41º Encontro Nacional CFESS-CRESS

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação


Diogo Adjuto - JP/DF 7823Assessoria de Comunicação
[email protected]