Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 15 de Agosto de 2012.

Debates estaduais preparam categoria para o Seminário de Direitos Humanos
Página do evento agora traz dicas de hospedagem e credenciamento. Confira!

Mesa de encerramento do seminário estadual promovido pelo CRESS-SP, que teve a participação do CFESS (foto: Daniela Vietri)

O Seminário Nacional de Serviço Social e Direitos Humanos ocorrerá somente de 4 a 6 de setembro em Palmas (TO). No entanto, os debates sobre o tema já começaram em diversos estados brasileiros, em reuniões, encontros e seminários promovidos pelos CRESS.

Foi o que aconteceu no Rio Grande do Sul, onde o CRESS 10ª Região promoveu uma Roda de Conversa sobre a temática com a categoria no mês de julho e também no Maranhão, Mato Grosso e Amapá, onde os CRESS debatem o assunto em conselhos de direitos e fóruns de direitos humanos. Em Santa Catarina, o CRESS 12ª Região terá um diálogo com a categoria sobre a concepção de Direitos Humanos após o Seminário Nacional. No Rio de Janeiro, o CRESS 7ª Região promoveu o Seminário Estadual Serviço Social e Direitos Humanos em março de 2012, evento que teve a participação do conselheiro do CFESS Maurílio Matos.

Já o CRESS 9ª Região/SP realizou o Seminário Estadual Direitos Humanos, Ética e Serviço Social: Fundamentos e Desafios no dia 10 de agosto. O evento, que teve mais de 500 participantes, contou com a contribuição dos/as conselheiros/as do CFESS Sâmya Ramos, que compôs a mesa de abertura; Marlene Merisse, que palestrou na miniconferência Ética Profissional nas políticas de seguridade social; e Maurílio Matos, que integrou a mesa de encerramento.

Segundo o conselheiro Maurílio Matos, o debate foi uma expressão concreta do amadurecimento da ruptura realizada com o Servico Social conservador desde o fim dos anos 1970. "Debater a concepção de direitos humanos posta no atual código de ética, mostrando sua concretude e historicidade, qualifica o debate - uma vez que todos/as falam em direitos humanos, sem precisar do que se trata - e fundamenta a intervenção profissional", destacou Maurílio.

Ainda nesta sexta, 17 de agosto , o conselheiro Maurilio Matos também participará do Seminário Estadual de Serviço Social e Direitos Humanos, promovido pelo CRESS 6ª Região/MG.  Ele vai compor a mesa Desafios éticos-políticos do exercício profissional na perspectiva da garantia dos direitos humanos. O evento ocorrerá durante todo o dia no auditório do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte.

Também em Manaus (AM), o CRESS 15ª Região promoverá o II Seminário de Serviço Social e Direitos Humanos: toda violação de direitos é uma forma de violência, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de agosto.

Dicas para o Seminário Nacional em Palmas (TO)
Quem se inscreveu para o Seminário Nacional, que ocorrerá em Palmas, já pode consultar o site do evento, que agora traz dicas de hospedagem, informações sobre o credenciamento e cuidados com a saúde.

Já quem não conseguiu se inscrever poderá, se houver desistências, se inscrever no local para as vagas remanescentes. Para tanto, será organizada uma lista de pessoas por ordem de chegada. Estas deverão se credenciar no dia 5 de setembro, entre 8h e 9h.

Vale lembrar ainda que o evento será transmitido online, pelo site do CFESS, porém a certificação será dada somente aos/às participantes presenciais que obtiverem 75% de presença nas palestras.

Clique e saiba mais no site oficial do Seminário Nacional de Direitos Humanos


Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]