Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 13 de Agosto de 2012.

CFESS e CRESS-RJ preparam seminário sobre organização sindical
Evento ocorrerá no fim de outubro, no Rio de Janeiro. Saiba mais

Direção do CFESS e CRESS-RJ se reuniram na sede do Regional, no Rio de Janeiro (RJ), para discutir os preparativos do Seminário (foto: Célio Albuquerque/CRESS-RJ)

No dia 2 de agosto, o CFESS e o CRESS-RJ se reuniram na sede do regional, no Rio de Janeiro (RJ), para discutir os preparativos do seminário nacional sobre a organização sindical dos/as assistentes sociais, que vai ocorrer nos dias 31 de outubro e 1º de novembro, na capital fluminense.

O seminário cumprirá a deliberação aprovada no 40º Encontro Nacional de "estimular, em nível nacional e regional, o debate sobre a questão". Uma das propostas do evento é recolocar o debate sobre o tema de forma mais ampla para a categoria que, de acordo com a pesquisa "Assistentes Sociais no Brasil" (CFESS, 2005), possui índice de sindicalização inferior à média geral dos/as trabalhadores/as. A história da organização sindical dos/as assistentes sociais brasileiros/as também será tema do Seminário. A ideia é trazer experiências de organização sindical dos/as assistentes sociais nos últimos anos. "O/a assistente social é um/a trabalhador/a assalariado/a, e está sujeito/a a todos os constrangimentos que a classe trabalhadora vive. Por isso, precisamos somar forças com as lutas gerais dos/as trabalhadores/as, que são historicamente conduzidas pelo movimento sindical", explica o presidente do CRESS-RJ, Charles Toniolo.

Também serão discutidas a articulação dos/as assistentes sociais e do Conjunto CFESS-CRESS com outros sujeitos coletivos na defesa da emancipação da classe trabalhadora e a organização sindical dos/as trabalhadores/as no Brasil.

Segundo a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, este é um debate que vinha sendo provocado já há algum tempo pela categoria, mas que ganhou forças com o crescente quadro de empregos precarizados dos/as assistentes sociais, bem como o desrespeito de diversos órgãos à Lei 12.317/2010, que estabeleceu a jornada máxima de trabalho da categoria em 30 horas semanais sem redução salarial. "Essa conjuntura capitalista perversa que intensifica a violação de direitos, coloca para as/os assistentes sociais a necessidade de ampliar sua organização sindical por ramo, na perspectiva da maior unificação e fortalecimento das lutas da classe trabalhadora", destaca.

Anote em sua agenda!
Seminário Nacional de Organização sindical dos/as assistentes sociais
Data: 31 de outubro e 1º de novembro de 2012
Local: Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições gratuitas: a partir de 25 de setembro, SOMENTE pelo site do CFESS (link ainda não disponível)
Vagas limitadas

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]