Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 27 de Julho de 2012.

CFESS debate ética no Serviço Social da Previdência
Seminário realizado pelo INSS trouxe discussão sobre “questões éticas atuais”

Debate reuniu cerca de 50 pessoas, dentre assistentes sociais, professores/as e estudantes (Foto: Talita Cintra/acervo pessoal)

No dia 25 de julho, o CFESS foi ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para participar do "1º Seminário de Ética do Serviço Social da Previdência – questões éticas atuais", realizado na sede do órgão, em Brasília (DF).

Além do CFESS, representado pela presidente, Sâmya Ramos, o evento contou com a participação de cerca de 50 profissionais, dentre assistentes sociais de gerências estaduais do instituto, professores/as e estudantes.

Convidada pela Divisão de Serviço Social do INSS a fazer uma exposição na mesa "Ética profissional e ética institucional: limites e desafios ao assistente social", a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, registrou que apesar das adversidades de uma realidade neoliberal excludente, individualista e seletiva, o/a profissional de Serviço Social encontra em seu código um instrumento consistente para a crítica desta sociabilidade e a defesa de direitos.

"Nosso código de ética nos inspira a seguir lutando por uma sociedade libertária, igualitária, justa, resistindo às estratégias cruéis e sempre renovadas de exploração e de intensificação da desigualdade entre as classes, na perspectiva de fortalecermos a luta pela garantia dos direitos já conquistados e de todos os direitos da classe trabalhadora", completou a conselheira do CFESS. Ela fez questão de destacar ainda que não há incompatibilidade entre os princípios do código de ética do/a assistente social e aquilo que a categoria defende para o serviço público brasileiro, com destaque para a qualidade de atendimento aos/às usuários/as, condições de trabalho dignas para os/as servidores/as públicos/as.

Além dessa mesa, outras questões constaram da pauta do seminário, como "ética e serviço social: fundamentos e contradições" e "desafios éticos do exercício profissional". O evento teve ainda momentos de debates entre os/as participantes.

Para a presidente do CFESS, a participação no seminário realizado pelo INSS foi fundamental para socializar a concepção ética defendida pela profissão, discutir a materialização do código de ética no cotidiano de trabalho dos/as assistentes sociais, bem como divulgar as iniciativas do Conjunto CFESS-CRESS no campo da ética e dos direitos humanos, tais como o projeto ética em movimento, a resolução sobre as condições éticas e técnicas e a realização do seminário nacional de Serviço Social e Direitos Humanos, que ocorrerá em setembro, em Palmas (TO).

Leia também:
INSS promete convocar 200 assistentes sociais até dezembro

Encontro marca a luta e resistência de assistentes sociais do INSS


Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]