Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 10 de Julho de 2012.

Frente sobre Drogas e Direitos Humanos promoverá audiências públicas Brasil afora
Coordenação Nacional se reuniu na última sexta-feira, dia 6

Integrantes da FNDDH se encontraram na sede do CRESS-RJ (foto: CFESS)

Representantes de entidades que compõem a coordenação nacional da Frente sobre Drogas e Direitos Humanos (FNDDH) se reuniram na sede do CRESS-RJ na última sexta-feira, 6 de julho. Além do CFESS, representado pela conselheira Heleni Ávila, e do CRESS-RJ, compareceram representantes do Conselho Federal de Psicologia (CFP), do Fórum Popular da População em Situação de Rua, da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (RENILA), da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) e do Grupo Tortura Nunca mais, dentre outros.

O objetivo inicial da reunião foi organizar uma audiência pública no estado do Rio de Janeiro, já que a FNDDH havia planejado realizar 5 audiências em 2012, com prioridade para os estados onde a Força Nacional está atuando e onde está planejada a sua intervenção,  o que tem acarretado a retirada das populações em condição de rua de forma autoritária e violenta, criminalizando mais uma vez a pobreza e culpabilizando estas populações, além de estigmatizá-las como usuárias de drogas, em especial o crack.

Os primeiros estados selecionados para essa ação foram, além do Rio: Bahia, Pernambuco e Ceará. A proposta é realizar a última audiência de 2012 em Brasília (DF).  A intenção é, além de divulgar a FNDDH, prestar contas de suas ações durante o ano e denunciar as políticas em curso no campo do álcool e outras drogas e a higienização social que vem sendo feita em todo o Brasil, especialmente nos grandes centros urbanos.

Segundo a conselheira Heleni Ávila, a Coordenação Nacional também expôs os objetivos da FNDDH e as ações que são planejadas para o ano de 2012. "Além das audiências, queremos garantir a criação das Frentes Estaduais, o que fortalece as articulações regionais, de modo que consigamos interferir na política nacional sobre drogas do governo", pontuou a conselheira do CFESS. 

Ao fim da reunião, o grupo decidiu promover, em setembro, uma ação nacional para entregar aos candidatos a prefeito, em especial das grandes cidades, uma carta-compromisso da FNDDH com a concepção de política sobre drogas que defende e contra a política de higienização que vem sendo intensificada nos centros urbanos. Além disso, ficou definido que será realizado em agosto um seminário de lançamento da Frente Estadual do Rio de Janeiro e uma audiência pública em outubro, também na cidade.

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Leia também:

Discussão sobre a Saúde Mental leva o CFESS à Câmara dos Deputados


Frente sobre Drogas e Direitos Humanos se reúne no CFESS


CFESS debate a Política sobre Drogas do governo federal

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]