Terça, 10 de Julho de 2012.
Conjunto CFESS-CRESS elabora versão preliminar do Plano de Gestão do Trabalho
Em reunião neste sábado, conselheiros/as e trabalhadores finalizaram documento, que será levado ao Encontro Nacional
Carregando...

Grupo se reuniu na sede do CFESS (foto: Diogo Adjuto)

A deliberação nº 12 do eixo Administrativo-Financeiro, aprovada no 40º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, indicou que o Conjunto CFESS deveria organizar um Grupo de Trabalho para elaboração de uma Política Nacional de Gestão do Trabalho. Foi para finalizar a versão preliminar do documento que o CFESS se reuniu com representantes dos CRESS das cinco regiões brasileiras, além de trabalhadores/as do Conjunto. O encontro ocorreu em Brasília (DF), neste sábado, sete de julho. 

O CFESS foi representado pelas conselheiras Lucia Lopes e Juliana Melim, além da Coordenadora-Executiva, Sandra Sempé, representando os/as trabalhadores. Participaram também os/as representantes das direções dos CRESS RO, CE, SC e MT, além de trabalhadores/as dos CRESS CE, MT, RS e RJ.

Durante a reunião, o debate girou em torno da finalização da versão preliminar da Política Nacional de Gestão do Trabalho do Conjunto CFESS-CRESS, abordando assuntos como piso salarial, avaliação de desempenho, jornada de trabalho de 30h, análise de recomposição salarial que seja a mais favorável possível para o trabalhador do Conjunto e política de capacitação permanente, para a constante qualificação dos/as funcionários dos CRESS e do CFESS.

Para a conselheira do CFESS Lucia Lopes, o GT Gestão do Trabalho foi uma estratégia fundamental para dar materialidade à luta e à consolidação da conquista de direitos dos/as trabalhadores do Conjunto CFESS-CRESS. "Demos um grande passo à frente no processo de profissionalização dos/as trabalhadores de nosso Conjunto, com a noção de que somos, antes de tudo, também trabalhadoras/es. Destaco ainda o grande esforço dos CRESS de articular reuniões locais, selecionar representantes e enviar trabalhadores/as, o que sem dúvida fortaleceu nossa construção coletiva" destacou a conselheira.

O agente fiscal do CRESS-RJ, Elias Azevedo, também considerou positiva a reunião. "Do tempo em que estou no Conjunto, este é um momento histórico, em que se amplia e se materializa o caminho para a conquista de direitos dos/as trabalhadores dessas entidades", avaliou Elias.


Conselheira do CFESS, Lucia Lopes, conduziu os trabalhos da reunião (foto: Diogo Adjuto)

No mesmo sentido, a conselheira do CRESS-CE, Tatiana Raulino, afirmou que a qualidade da discussão ultrapassou o simples cumprimento de uma deliberação do Encontro Nacional. "O cuidado deste grupo na avaliação das possibilidades, na construção de propostas e na incorporação de sugestões dos/as trabalhadores demonstram o amadurecimento deste Conjunto", concluiu a conselheira. 

A avaliação realizada ao final dos trabalhos foi bastante positiva por parte de todos/as os/as participantes. A versão preliminar da Política Nacional de Gestão do Trabalho será apresentada no Encontro Nacional CFESS-CRESS, que ocorrerá em setembro, em Palmas (TO).

Curta o CFESS no Facebook e siga-nos no Twitter
No Facebook: http://www.facebook.com/CfessOficial
No Twitter: https://twitter.com/#!/CfessOficial
No Youtube: http://www.youtube.com/user/CFESSvideos

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br






Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.