Terça, 26 de Junho de 2012.
CFESS lança manifesto sobre o Dia Internacional de Combate às Drogas
Violência e autoritarismo do Estado não resolvem o problema. Veja o debate que o documento propõe
Carregando...

Arte: Rafael Werkema/CFESS

"Restringir ou priorizar o enfrentamento do consumo e do tráfico de drogas à repressão tem representado não uma luta contra as drogas, mas o extermínio de crianças, jovens e adultos/as que tem suas trajetórias de vida marcadas pelo abandono, pela desproteção social e pela miséria, (re)produzidas por uma sociabilidade fundada na exploração e na mercantilização de todas as dimensões da vida social". Esta frase, em tom de denúncia, já dá uma ideia do debate que o CFESS Manifesta do Dia Internacional de Combate às Drogas, lançado nesse dia 22 de junho, propõe à categoria.

O texto conclama os/as assistentes sociais brasileiros/as, com base no seu conhecimento crítico da realidade social e institucional consolidada no exercício profissional nas áreas da Saúde, da Assistência Social, da Educação, da Habitação e do Judiciário, a se manifestarem contra o discurso dominante e falacioso da "guerra às drogas", tendo em vista que as questões relacionadas ao tema podem ser enfrentadas de forma justa e democrática, com a universalização do acesso e com a melhoria da qualidade das políticas sociais.

"O CFESS manifesta repúdio a todas as formas de intervenção arbitrária e violenta que, 'em nome da saúde e da segurança', violam direitos humanos e a autonomia dos indivíduos sociais que, por motivações diversas e determinações complexas, fazem uso de drogas hoje consideradas ilícitas".

Leia o CFESS Manifesta do Dia Internacional de Combate às Drogas

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.