Sexta, 15 de Junho de 2012.
CFESS se reúne com conselheiros/as do CFP
Grupo debateu estratégias de atuação conjunta em frentes de luta
Carregando...

Conselheiras do CFESS debatem com o CFP (foto: Diogo Adjuto)

Durante o Conselho Pleno do CFESS, que ocorre até domingo, 17 de junho, a gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014) se reuniu com o conselheiro do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Humberto Verona,  e com a conselheira Deise Nascimento, na sede do CFESS, em Brasília (DF). O encontro ocorreu nesta quinta-feira, 14 de junho. 

O objetivo da reunião foi debater estratégias de luta em questões que fazem parte da atuação dos dois Conselhos, com posicionamentos que seguem na mesma direção. Um dos assuntos foi a metodologia de inquirição especial de crianças e adolescentes como vítimas e/ou testemunhas em processo judicial sob a procedimentalidade do "Projeto Depoimento Sem Dano", conhecido como DSD.

Conforme dispõe a Resolução CFESS nº 554/2009, o Conselho Federal não reconhece a metodologia como atribuição nem competência de assistentes sociais, posição compartilhada pelo CFP, em relação à atuação dos/as psicólogos/as. Como encaminhamento, foi formada uma comissão, com a participação de conselheiros/as e assessores/as jurídicos/as das duas entidades, para discutir e encaminhar ações políticas e jurídicas conjuntas relativas ao DSD.

Além disso, também constaram da pauta as articulações em relação à tramitação do PL 3688/2000 (conhecido como PL Educação), que trata da inserção de assistentes sociais e psicólogos/as na rede básica de educação.  (Clique aqui para relembrar)


Conselheira Deise Nascimento e conselheiro Humberto Verona em reunião com o CFESS (foto: Diogo Adjuto)

Para a presidente do CFESS, Sâmya Ramos, a reunião foi produtiva. "Discutimos estratégias conjuntas de atuação em diversas frentes das quais participamos, com destaque para a inserção de nossas entidades nos Conselhos de políticas sociais, na luta pela aprovação do PL Educação e na mobilização em defesa das Resoluções relacionadas ao DSD", completou a conselheira.

Por fim, foi discutida a participação dos Conselhos para reativar a Campanha "Quem financia a baixaria é contra a cidadania", que constitui uma crítica à baixaria na televisão, iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. A luta, que está inserida nas frentes de atuação do Serviço Social, compartilha princípios que norteiam a atuação profissional da categoria e os compromissos ético-políticos em defesa de uma sociedade livre de todas as formas de opressão, discriminação e exploração.

Leia também:

CFESS se mobiliza pela aprovação do PL Educação

Saiba mais sobre a Campanha contra a baixaria na TV


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br

Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.