Segunda, 04 de Junho de 2012.
Acompanhe a transmissão online do Seminário Nacional de Serviço Social na Educação
Evento acontece em Maceió (AL) nos dias 4 e 5 de junho
Carregando...


Começa nesta segunda-feira, 4 de junho, o Seminário Nacional Serviço Social na Educação, realizado pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) e pelo Conselho Regional de Serviço Social de Alagoas (CRESS-AL). O evento, que reunirá cerca de 1200 participantes, entre assistentes sociais, estudantes e profissionais de outras áreas, ocorrerá no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL).

Quem não conseguiu se inscrever pode assistir às palestras das mesas ao vivo pela internet e enviar perguntas para o debate. Além de assistir pelo computador, é possível fazê-lo também pelo Iphone.

Clique aqui e assista ao vivo o Seminário pelo computador (disponível de 9h às 18h).

Atenção: atualize os plugins para visualizar o vídeo.

A proposta do seminário é debater estratégias para fortalecer o trabalho do assistente social na política de Educação no Brasil. Além da troca de experiências entre profissionais que atuam em diferentes áreas (educação básica, educação profissional e tecnológica, educação superior e educação popular), haverá debates sobre os Projetos de Lei que tramitam no Congresso Nacional sobre a inserção do assistente social na Educação.

O seminário, que vai até o dia 5, também tem como objetivo a defesa da Educação como direito social, conforme previsto na Constituição Federal de 88. A idéia é analisar a atual situação da política social, contestando as formas precárias de expansão do ensino.

Leia o CFESS Manifesta elaborado para o Seminário de Educação

Um pouco mais sobre o evento
Entre os temas a serem debatidos estão a crise do Capital e seus rebatimentos na Política de Educação, a história do Serviço Social na Educação e a inserção e a luta da categoria neste campo de atuação profissional. Além disso, o Seminário terá espaço para debates em grupo para troca de experiências em diversas temáticas no âmbito da Educação.

"A ideia é fortalecer as ações profissionais na política de Educação e as lutas sociais em defesa de uma educação emancipadora, além de firmar a legitimidade de inserção efetiva do Serviço Social neste espaço, sempre na perspectiva da defesa dos direitos da classe trabalhadora, direção construída pela nossa profissão", explicou a conselheira do CFESS Maria Elisa Braga, da comissão organizadora do evento.
"É um evento bastante aguardado pela categoria, inclusive pela constante ação do Conjunto CFESS-CRESS para aprovação do Projeto de Lei 060/2007, que dispõe sobre a inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas públicas de educação básica", disse a presidente do CRESS-AL, Valéria Coelho de Omena.

Precedido pelos seminários regionais, o Seminário Nacional Serviço Social na Educação trará ao Conjunto CFESS-CRESS a oportunidade de debater um assunto que vem se configurando, ao longo da história de constituição da profissão, como demanda constante e crescente aos/às profissionais de Serviço Social, produzida com significativos e importantes avanços, porém permeada ainda por inúmeras dificuldades e incertezas, sobretudo no que se refere à forma de inserção profissional na política social de educação e à socialização do debate acumulado entre a categoria.

Outras informações
Seminário de Serviço Social na Educação
Data: 4 e 5 de junho de 2012
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções), em Maceió (AL)
Inscrições gratuitas e vagas limitadas
Veja a programação
Outras informações pelo e-mail seminario@cfess.org.br 

Veja a programação do Seminário

Subsídios para o debate
Em dezembro de 2011, foi publicado no site do CFESS o documento "Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação", elaborado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre o tema com contribuições dos CRESS e com a assessoria do professor Ney Luiz Teixeira. O intuito do documento é o de contribuir para o aprofundamento da reflexão sobre uma concepção de educação coerente com o projeto ético-político profissional que, por sua vez, oriente o debate das particularidades do trabalho do/a assistente social na política de Educação. "É fundamental que a categoria leia o material e discuta sobre ele", diz a conselheira do CFESS Rosa Prédes. Outro documento que serve de "aquecimento" para os debates no Seminário é a cartilha "Serviço Social na Educação", de 2001.

Para ler
Documento "Subsídios para o Debate sobre Serviço Social na Educação"
Cartilha "Serviço Social na Educação (2001)"

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br




Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.