Quarta, 25 de Abril de 2012.
Conselho Federal realiza primeira reunião do GT Gestão do Trabalho
Grupo concretiza mais uma deliberação do Encontro Nacional
Carregando...

Grupo reunido no CFESS para debater sobre o Plano de Gestão do Trabalho (foto: CRESS-RO)

Em atendimento à deliberação nº 12 do eixo Administrativo-Financeiro, aprovada no 40º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, o Conselho Federal deu prosseguimento à atuação do Grupo de Trabalho para elaboração de uma Política Nacional de Gestão do Trabalho para o Conjunto. Foi o primeiro encontro na Gestão do CFESS Tempo de Luta e Resistência e ocorreu no dia 15 de abril, em Brasília (DF).

Representando o CFESS, participaram as conselheiras Samya Ramos, Lucia Lopes e Juliana Melim, além da representante dos/as trabalhadores/as, a Coordenadora Executiva Sandra Sempé. Pelos CRESS/Seccionais, estiveram presentes conselheiros/as do CRESS 23ª região/RO (representando a região norte), do CRESS 3ª região/CE (região nordeste), do CRESS 20ª região/MT (região centro-oeste), do CRESS 12ª região/SC (região sul) e do CRESS 17ª região/ES (região sudeste). Estes ficam responsáveis pelos repasses e articulação com os demais CRESS da região que representam.

O objetivo de trabalho do GT é o de criar um Plano para "estabelecer diretrizes e critérios justos e equânimes, que fundamentem uma política de gestão do trabalho, estruturados em quatro eixos: formas de ingresso, jornada de trabalho, Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração e um conjunto de benefícios e incentivos aos/às trabalhadores/as, capaz de contribuir para dinamizar e aperfeiçoar o trabalho do Conjunto CFESS-CRESS, visando garantir a qualidade dos serviços prestados à categoria profissional e à sociedade", conforme diz trecho da minuta do documento aprovado no encontro.


Representantes dos CRESS e do CFESS durante a reunião (foto: CRESS-RO)

Por isso, também na reunião, os/as conselheiros/as consideraram de fundamental importância que o grupo fosse recomposto com a presença de 5 representantes dos/as trabalhadores/as dos CRESS das cinco regiões do país, conforme consta da referida deliberação. Ainda assim, um debate preliminar ocorreu, com base nas resoluções CFESS que tratam de assuntos relativos ao tema e, a partir do documento inicial elaborado pelo GT constituído em 2010, na gestão Atitude Crítica (2008-2011), o grupo acrescentou alguns itens ao mesmo, a serem debatidos na próxima reunião do GT já recomposto, prevista para o dia 30 de junho.

Segundo a conselheira do CFESS Lucia Lopes, uma política de gestão do trabalho constitui um relevante instrumento de valorização e profissionalização da força de trabalho. "O Conjunto CFESS-CRESS ganhará  mais  qualidade nas ações que desenvolve no cumprimento de suas competências e deliberações, enquanto seus/suas trabalhadores/as ampliarão e/ou conquistarão novos direitos. Assim, este GT cumprirá tarefa valiosa ao impulsionar a elaboração e implementação desta política, mediante a  definição de princípios, diretrizes e estratégias voltadas para este fim", explicou Lucia Lopes. 

A versão preliminar do Plano Nacional de Gestão do Trabalho será encaminhada aos CRESS/Seccionais e posteriormente aprimorada na próxima reunião do GT.

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br



Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.