Terça, 15 de Maio de 2012.
Parabéns, assistente social!
Veja o vídeo em homenagem à categoria e divulgue o material alusivo. Tempo de Luta e Resistência completa um ano de gestão
Carregando...

Cartaz comemorativo do Dia do/a Assistente Social (arte: Márcia Carnaval)

Neste 15 de maio, o CFESS vem a público homenagear os/as mais de 100 mil assistentes sociais por esta data comemorativa. Profissionais que lutam cotidianamente para a construção de um projeto de sociedade radicalmente democrático, anticapitalista e em defesa dos interesses da classe trabalhadora.

O tema das comemorações de 2012 é "Serviço social de olhos abertos para a Educação: ensino público e de qualidade é direito de todos/as". A ideia é fortalecer as lutas do Conjunto CFESS-CRESS em defesa de uma Política de Educação que ofereça ensino público, presencial, laico e de qualidade, em todos os níveis, para todos/as os/as brasileiros/as. "Política Social não é mercadoria. Defendemos uma Política de Educação que possibilite que todos/as tenham acesso a um ensino público e de qualidade. Uma Educação a serviço da classe trabalhadora, que contribua para ampliação da consciência política e crítica de todos/as os/as cidadãos/ãs, na perspectiva de fortalecer as lutas para construção de uma sociedade justa e igualitária", defende a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

Neste mês de maio, diversos eventos estão acontecendo por todo país com a participação do Conjunto CFESS-CRESS, para comemorar a data e debater o tema proposto.

Clique e confira a participação da diretoria do CFESS nos eventos comemorativos em todo o Brasil

Tema é deliberação do Conjunto CFESS-CRESS
O tema do Dia do/a Assistente Social é definido no Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, que ocorre anualmente e é o maior espaço deliberativo da categoria, reunindo assistentes sociais representantes de todas as regiões do país. A escolha de um mote voltado para a questão Educação é resultado de debates que o Conjunto vem fazendo nos últimos anos, intensificados pela promoção da campanha "Educação não é fast-food: diga não para a graduação a distância em Serviço Social", lançada em 2011 e suspensa temporariamente por determinação judicial; pela participação na mobilização nacional "Pelos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação"; e pela realização de seminários estaduais e nacional de Serviço Social na Educação.

"O Conjunto CFESS-CRESS, em articulação com outros sujeitos coletivos, tem se posicionado e lutado contra a mercantilização da educação e de todas as formas precárias de expansão, notadamente em relação ao Ensino Superior, que criam a ilusão do acesso à universidade e ao conhecimento, quando, na verdade, se tornam experiências aligeiradas, posto que destituídas da historicidade dos projetos profissionais e na contra mão da reivindicação por ampliação do acesso à educação com condições de permanência e qualidade social – reivindicação histórica de movimentos sociais e diferentes sujeitos que atuam na educação", diz trecho do CFESS Manifesta elaborado especialmente para a data.

Materiais disponíveis para download
Além das peças normalmente produzidas, como cartaz, marcador de página, adesivo, outdoor e busdoor (mídia em ônibus), enviados para os CRESS e Seccionais fazerem a distribuição e divulgação, a novidade este ano é a criação de um spot para ser veiculado em rádios de todo o Brasil. Foi preparado também um VT de 15 segundos, para ser veiculado em televisão aberta. Os/as assistentes sociais podem fazer o download do material, imprimir e colocar em seus postos de trabalho, para dar visibilidade à data.

Assista ao vídeo

Ouça o spot

Baixe as peças gráficas comemorativas

Leia o CFESS Manifesta

Baixe o cartaz em baixa resolução

Um ano de Tempo de Luta e Resistência
Este 15 de maio marca também um ano da Gestão Tempo de Luta e Resistência (2011-2014), outro motivo para se comemorar. "Nossa luta traz as marcas e particularidades de muitas gerações de companheiros/as que construíram estratégias de luta e resistência à barbárie imposta pela lógica capitalista. É nessa perspectiva que seguimos firmes em defesa da qualidade da formação e do trabalho dos/as assistentes sociais", ressalta Sâmya.

Entre as recentes realizações já materializadas pela atual Gestão, destacam-se: o lançamento do Código de Ética do/a Assistente Social Comentado, instrumento que traz comentários sobre o Código em seus fundamentos sócio-históricos e ontológicos e as suas reais possibilidades de materialização na conjuntura atual; a aprovação do PL Educação na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara (CSSF) da Câmara dos Deputados, considerado um importante passo na luta pela inserção de assistentes sociais e psicólogos/as nas escolas públicas de educação básica; e a realização do Workshop sobre a Definição Mundial de Serviço Social, que resultou em uma proposta unificada de significado da profissão para ser apresentada na Conferência de Estocolmo, e fortaleceu as organizações profissionais da América Latina.

Além disso, a Gestão Tempo de Luta e Resistência continua firme nas reuniões e audiências com órgãos públicos, discutindo a implementação das 30 horas semanais para assistentes sociais sem redução salarial, a realização de mais concursos públicos e a convocação de assistentes sociais para o INSS.

No âmbito do Legislativo, o Congresso Nacional é roteiro constante na agenda da gestão, seja para discutir o PL Piso Salarial, PL Educação, ou para participar de audiências públicas de temas variados, como Ensino à Distância, direitos humanos etc.

A articulação com os movimentos sociais vem sendo cada vez mais ampliada, como mostram a participação do CFESS em marchas, manifestações e outros eventos, como o Congresso Nacional do Movimento da População de Rua, a marcha de servidores/as, entre outros.  

Em um ano de gestão, o CFESS também manifestou, por diversas vezes, seu posicionamento político em defesa dos direitos humanos, por meio dos CFESS Manifesta (24 publicados até hoje) ou por notas divulgadas no site.

"A história nos mostra que, sem luta, não há a concretização das conquistas e direitos. E não vamos esmorecer! O momento exige a continuidade das ações e a intensificação da luta. Por isso, reafirmamos: é Tempo de Luta e Resistência!", finaliza a presidente do CFESS.

Releia a matéria sobre o balanço de seis meses de Gestão e relembre outras ações da atual direção do CFESS

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
comunicacao@cfess.org.br
Quem somos
Autarquia pública federal que tem a atribuição de orientar, disciplinar, normatizar, fiscalizar e defender o exercício profissional do/a assistente social no Brasil, em conjunto com os Conselhos Regionais de Serviço Social (Cress).
Cadastre-se
E receba por e-mail nosso CFESS Informa, informativo eletrônico com as principais notícias sobre o Serviço Social brasileiro
Conecte-se
O CFESS também esta nas redes sociais
Endereço
Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
SCS Quadra 2 Bloco C Ed. Serra Dourada - Salas 312/318
CEP: 70300-902 - Brasília - DF
Tel: (61) 3223-1652
Tel: (61) 3223-2420
Funcionamento: de segunda a sexta de 12h às 18h. Dúvidas e sugestões pelo Fale Conosco.