Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 04 de Abril de 2012.

Marcha de servidores/as federais reúne 4 mil em Brasília
Assistentes sociais marcaram presença. Luta contra privatização da saúde também foi pauta

O Serviço Social também fez parte da marcha e cobrou a implementação das 30h semanais sem redução salarial para os/as assistentes sociais (foto: Rafael Werkema)

Na última quinta-feira (28/3), o CFESS marcou presença na marcha dos/as servidores/as públicos/as federais, que reuniu mais de 4 mil pessoas em Brasília (DF). Com a faixa “assistentes sociais presentes nesta luta”, as conselheiras Ramona Ferreira e Heleni Ávila reforçaram a manifestação que teve como objetivo pressionar o governo para o atendimento de uma pauta de reivindicações que inclui a definição de uma política salarial permanente, a reposição inflacionária, a valorização do salário-base e a incorporação das gratificações para a categoria. 

Os movimentos sindicais chegaram a se reunir com o secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, que descartou a possibilidade de reajuste linear e de uma política salarial para o funcionalismo público. Ele disse que o governo só admite discussões salariais setoriais e que não tenham impacto financeiro em 2012.

Nem mesmo a mobilização em frente ao prédio do ministério e o “apitaço” dos/as servidores/as dissuadiram a postura fechada do governo. Além disso, no mesmo dia, foi aprovado no Senado Federal o Projeto de Lei (PLC 2/2012) que cria o fundo de pensão complementar e privatiza o sistema de previdência do funcionalismo federal. A votação aconteceu sob protestos dos/as manifestantes. As entidades sindicais afirmaram que continuarão organizando paralisações nacionais.

Assista ao vídeo da professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Granemann, que fala sobre o projeto de lei que cria o fundo de pensão complementar e privatiza o sistema de previdência do funcionalismo federal

“Quando se trata de negociação sobre os direitos do/a trabalhador/a, o governo brasileiro vem mantendo a mesma postura: desrespeitá-los em detrimento do capital”, criticou a conselheira Heleni Ávila. “É o que vem acontecendo com nossas 30 horas semanais sem redução salarial: uma Lei Federal sancionada, que altera a Lei de regulamentação da nossa profissão, e que o governo insiste em não reconhecer, por meio de uma portaria absurda do MPOG”, completa.


Governo brasileiro continua ignorando as reivindicações da classe trabalhadora (foto: Rafael Werkema)

Saúde em risco
A Frente Nacional Contra a Privatização da Saúde também esteve na marcha, para denunciar as recentes tentativas de mercantilização dessa política social. O movimento chamou a atenção para o manifesto contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos hospitais universitários. Para a Frente, a implantação da EBSERH é uma afronta “ao caráter público dos HU e à sua característica nata de instituição de ensino vinculada à Universidade; um desrespeito à autonomia universitária garantida no artigo 207 da Constituição de 1988; um risco à independência das pesquisas realizadas no âmbito dos HU; uma forma de flexibilizar os vínculos de trabalho e acabar com concurso público; além de prejudicar a população usuária dos serviços assistenciais prestados pelos Hospitais-escola e de colocar em risco de dilapidação os bens públicos da União ao transferi-los a uma Empresa”.

O CFESS já assinou o manifesto. “Precisamos impedir a implantação da EBSERH (Lei nº 12.550/2011) nos hospitais-escola federais, pois sua criação significa a privatização do maior sistema hospitalar público brasileiro, composto por 45 unidades hospitalares. É uma ameaça para o nosso Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a conselheira Ramona Ferreira.

A Frente está programando para o próximo dia 10 de abril atos unificados nos estados contra a privatização da saúde e da vida.
(com informações da Conlutas, Agência Brasil e Frente contra a Privatização da Saúde)

Seja um/a signatário/a do abaixo assinado contra a EBSERH

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]