Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 29 de Março de 2012.

CFESS recebe o relatório da Comissão Especial
Grupo analisou ações e projetos do Conselho Federal durante três dias

Grupo dá início aos trabalhos na sede do CFESS (foto: Diogo Adjuto)

Na perspectiva da gestão fiscal democrática, a Comissão Especial, prevista no artigo 29, seção 6 do Estatuto do Conjunto CFESS-CRESS, tem a função de apreciar e emitir parecer sobre a prestação de contas do CFESS. Durante três dias, cinco conselheiras/os dos CRESS, sendo um/a de cada região brasileira, se reúnem na sede do CFESS, em Brasília (DF) uma vez por ano.

A Comissão é uma estratégia de aprimoramento dos procedimentos democráticos do Conjunto. O objetivo é analisar o comportamento das receitas e das despesas do CFESS, em sua relação com o relatório de atividades, rompendo com um tipo de fiscalização stricto sensu. Foi o que ocorreu nos dias 26, 27 e 28 de março.

Para a Comissão Especial de 2012, as conselheiras escolhidas pelos Regionais indicados durante o último Encontro Nacional, realizado em 2011 em Brasília, foram: pela região Norte, Janaína Augusta Neves de Souza (CRESS 15ª Região/AM); pela região Nordeste, Célia Maria Guimarães (CRESS 14ª Região/RN); pela região Centro-Oeste, Eulange Sousa (CRESS 19ª Região/GO); pela região Sudeste, Marisaura dos Santos Cardoso (CRESS 6ª Região/MG) e, pela região Sul, Iandara Souza da Costa (CRESS 10ª Região/RS).

A coordenadora do Conselho Fiscal do CFESS Kátia Madeira ressalta que a Comissão Especial fortalece a relação democrática que vem sendo estabelecida pelas gestões do CFESS com os CRESS. "A ideia que propomos é de que não haja apenas análise de números, mas também da perspectiva ética e política das ações realizadas e planejadas, de acordo com os valores e princípios de nosso Projeto Profissional. Nesse sentido, estamos abertas/os às sugestões”, destaca a conselheira.

Relatório final
Nesta quinta-feira, dia 29, o Conselho Pleno do CFESS teve início com a apresentação do relatório final elaborado pela Comissão Especial, bem como as sugestões e propostas colocadas à diretoria do Conselho Federal.

O documento, que emitiu parecer favorável sobre a prestação de contas do CFESS de 2011, foi lido pela conselheira do CRESS/AM, Janaína Augusta de Souza. Segundo ela, a comissão estabeleceu uma metodologia que pudesse, por amostragem, avaliar as principais amostras contábeis do Conselho Federal, de modo a poderem elaborar sugestões de melhoria dos processos internos do CFESS. “Consideramos os dias passados aqui como um excelente aprendizado; não em caráter de auditoria, mas sim de acompanhamento politico e contábil das ações do CFESS”, destacou a conselheira.


Pleno do CFESS recebe o relatório final (foto: Rafael Werkema)

A 1ª Tesoureira do CFESS, Lucia Lopes, enfatizou a importância desse mecanismo democrático no Conjunto CFESS-CRESS, “que possibilita a transparência na gestão administrativo-financeira do CFESS, como uma dimensão política capaz de fortalecer a relação entre os CRESS e o CFESS e a dimensão pública da gestão contábil da entidade”.

O relatório final da comissão, incluindo o parecer técnico e as recomendações, após a análise pelo Pleno do Conselho Federal, será encaminhado aos Regionais.

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]