Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 26 de Março de 2012.

Coordenação Nacional do FNTSUAS se reúne no CFESS
Encontro foi o último da atual gestão do Fórum

Última reunião da atual Coordenação Nacional do FNTSUAS na sede do CFESS (foto: Rafael Werkema)

A Coordenação Nacional do Fórum Nacional de Trabalhadores do SUAS (FNTSUAS) se reuniu na sede do CFESS, em Brasília (DF), na última quinta-feira, 22 de março. Foi o último encontro da atual gestão do Fórum, cujo mandato termina no dia 31 de março. As pautas das reuniões realizadas nesta gestão estão disponíveis no site www.fntsuas.com.br.

A atual coordenação é composta pelas seguintes entidades nacionais: Federação Nacional dos Assistentes Sociais (FENAS); Federação Nacional dos Psicólogos (FENAPSI); Grupo Nacional dos Pedagogos (GNPe); Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Federação Nacional dos Sociólogos (FNS); Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional (COFFITO); Conselho Federal de Psicologia (CFP); Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO); Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e União Brasileira de Associações de Musicoterapia (UBAM).

Segundo a conselheira e representante do CFESS no Fórum, Esther Lemos, o primeiro ano de gestão trouxe o desafio da manutenção deste espaço construído coletivamente, do conhecimento mútuo e definição de sua natureza, finalidades, objetivos e organização, conteúdo que foi possível expressar nos documentos que serão submetidos à próxima Plenária Nacional. "Neste sentido, construímos consensos, porém a composição da coordenação nacional ainda carece de maior discussão, especialmente quanto à presença ou não dos Fóruns Estaduais de Trabalhadores do SUAS (FETSUAS). O CFESS defende que esta instância esteja representada em todos os espaços deliberativos do FNTSUAS enquanto Fórum de trabalhadores/as", afirmou a conselheira.

Ela acrescenta que, em 2011, os FETSUAS se organizaram e, à medida que este processo foi se concretizando, as respectivas coordenações foram convidadas a participarem da Coordenação Nacional. Atualmente, a Coordenação Nacional recebeu o comunicado do funcionamento dos FETSUAS em 10 estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A pauta da última reunião também se centrou na finalização da proposta de minuta do Regimento Interno e da Carta de Princípios, bem como na organização da Plenária Nacional, prevista para ocorrer no dia 13 de abril no Rio de Janeiro (RJ).
 
A conselheira do CFESS Lúcia Lopes fez um balanço das atividades da gestão do FNTSUAS. "Considero que ela demonstrou um salto de qualidade em relação ao processo de organização dos/as trabalhadores/as do SUAS, porque aponta caminhos em relação à organização deste movimento por meio da proposta de Regimento Interno e da Carta de Princípios. Esperamos que a coordenação definida na próxima Plenária dê continuidade a este processo, de forma transparente e democrática", ressaltou.

Plenária Nacional do FNTSUAS
A Plenária Nacional 2012 do Fórum está prevista o dia 13 de abril, no Rio de Janeiro (RJ), e deve deliberar sobre a Carta de Princípios e o Regimento Interno. Os documentos estão disponíveis abaixo para consulta.

A Coordenação Nacional do FNTSUAS organizou a Plenária, prevendo a participação de: representantes dos FETSUAS organizados e em processo de organização; representantes das entidades nacionais, estaduais e municipais dos/as trabalhadores/as do SUAS, de natureza sindical, acadêmico-científico, de fiscalização do exercício profissional, de representação/categoria profissional; trabalhadores/as com formação no ensino fundamental, médio e superior que atuam no SUAS, na rede socioassistencial governamental e não-governamental.

As informações sobre o processo e os critérios de inscrição para a Plenária Nacional estarão disponíveis no site www.fntsuas.com.br

Veja a Minuta da Carta de Princípios


Leia a Minuta do Regimento Interno

Confira também:

FNTSUAS finaliza a minuta da carta de princípios

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]