Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 20 de Março de 2012.

CFESS na estrada: agora na Paraíba e no Rio Grande do Norte
CRESS recebem visitas e debatem estratégias para o fortalecimento do Conjunto

Conselho Federal se reúne com diretoria do CRESS-PB (foto: CFESS)

Em prosseguimento aos encontros com as diretorias dos CRESS e Seccionais, o Conselho Federal foi até João Pessoa (PB) e Natal (RN), para discutir os principais desafios dos regionais e construir estratégias de ação, em conjunto com a gestão do CFESS Tempo de Luta e Resistência. As reuniões ocorreram de 16 a 19 de março.

Na visita ao CRESS-PB, participaram os/as conselheiros do CFESS Sâmya Ramos e Marcelo Sitcovsky, o assessor contábil do CFESS, Vilmar Medeiros, e a assessora jurídica, Sylvia Terra, além de conselheiros/as do regional.

Segundo o conselheiro Marcelo Sitcovsky, o CFESS na estrada avança pelo Brasil, na tarefa política e pedagógica de construção e fortalecimento do conjunto CFESS-CRESS. “A visita ao CRESS 13ª região ocorre num momento especial para os/as assistentes sociais da Paraíba. O Conselho Regional completa 30 anos de existência e já demonstra, nas suas primeiras ações do ano, que além de comemorar e festejar, esse será um ano de debates, lutas e muito trabalho na defesa dos direitos sociais, de condições de trabalho e de valorização da profissão”, definiu o conselheiro.

Também o presidente do CRESS-PB, Tárcio Teixeira, aprovou a iniciativa. “A gestão CRESS na luta, forte e independente é composta por profissionais competentes, que iniciam agora a experiência como conselheiras/os. A vinda da Sâmya com o Marcelo e as competentes assessorias do CFESS vão potencializar nossa intervenção na Paraíba”, afirmou o presidente.


Marcelo Sitcovsky (esq.) e Sâmya Ramos (centro) participaram da comemoração dos 30 anos do CRESS-PB (foto: CFESS)

Ainda em João Pessoa, os/as conselheiros do CFESS participaram da mesa de abertura do “Ano comemorativo dos 30 anos do CRESS-PB”. O tema do debate foi “A tendência das políticas sociais em face da crise contemporânea do capital, o rebatimento no trabalho dos/as assistentes sociais e a luta do conjunto CFESS-CRESS em defesa dos direitos e das condições éticas e técnicas para o exercício profissional”.  Entre estudantes e profissionais, participaram cerca de 150 pessoas. O presidente do CRESS-PB comemorou.  “Trinta anos é um marco histórico importante, resultado do trabalho de muitas/os outras/os que assumiram a gestão do CRESS-PB. Estou muito feliz por ser parte de um grupo coeso e disposto a buscar novos avanços nessa jornada. Que venham os próximos 30!”, conclamou o conselheiro.

Em Natal, novo encontro
A capital potiguar também recebeu a diretoria do CFESS. Em Natal (RN), além das assessorias jurídica e contábil, e da presidente Sâmya Ramos, esteve presente ao encontro a conselheira Marylucia Mesquita, que avaliou a visita como positiva e propositiva.

“Este encontro permitiu fortalecer a dimensão político-pedagógica e preventiva que temos  atribuído à ação CFESS na estrada. Questões de natureza ética, jurídico-política, contábil, da fiscalização, dentre outras, foram discutidas a partir das necessidades do CRESS e do CFESS . Foi fundamental para implementação  e aperfeiçoamento dos mecanismos democráticos do Conjunto CFESS-CRESS “ , apontou a conselheira.

Para a presidente do CRESS-RN, Rissandra Bezerra, as visitas do CFESS aos CRESS são de extrema relevância para o fortalecimento e articulação do Conjunto, pois contribuem para o funcionamento e fortalecimento das ações dos regionais. “Dessa maneira, o CFESS passa a conhecer a situação dos CRESS e, assim, analisa e planeja coletivamente alternativas para perpassar os problemas apontados. Portanto, essa ação nos traz a firmeza dos nossos princípios ético-políticos, conforme o código de ética profissional e, principalmente, a certeza de reafirmar nosso compromisso com a história hegemônica do Serviço Social brasileiro, na perspectiva de manter e aprimorar o que de melhor cada gestão construiu e deixou como legado para nossa gestão que prima Por Um Novo Enredo: Lutando, Resistindo Na Busca Cotidiana Pela Construção De Uma Sociedade Emancipada”, concluiu.


Diretoria do CFESS se reúne com conselheiras/os do CRESS-RN (foto: CFESS)

Ela acrescentou ainda a “importância de que, no momento de transição das gestões dos CRESS, seja efetivada a discussão concreta não só no aspecto das questões políticas, mas também no aspecto administrativo-financeiro e jurídico”.

A presidente do CFESS, Sâmya Ramos, fez uma avaliação das visitas já ocorridas aos CRESS, durante a gestão que preside. “Realizamos cinco visitas aos CRESS nestes dez meses de gestão, nas regiões centro-oeste, norte e nordeste. As visitas aos CRESS PB e RN foram bastante ricas na perspectiva da socialização de informações e de articulação política. Ressaltamos nossa participação em um debate comemorativo aos 30 anos do CRESS-PB, muito importante para garantir um diálogo com a categoria e com os/as estudantes de Serviço Social. Seguiremos na estrada, ao longo da gestão, visitando outros CRESS, numa perspectiva pedagógica e política”, destacou.

Leia também:

CFESS segue na estrada, agora em Rondônia


Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]