Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 27 de Dezembro de 2011.

Vem aí o Workshop sobre a definição de Serviço Social da FITS
Evento ocorrerá no Rio de Janeiro em março de 2012, com palestrantes de vários países

Arte do texto preliminar com a proposta de definição mundial de Serviço Social proposta pelo CFESS (criação: Rafael Werkema)

Com a dificuldade de contemplar, em um conceito internacional, as diferentes (e muitas vezes divergentes) perspectivas teórico-metodológicas existentes na área, o CFESS, desde 2000, problematiza a existência da definição mundial de Serviço Social da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) – neste ano, foi aprovada a atual definição na assembleia realizada em Montreal (Canadá). No entanto, diante de sua permanência, o Conselho Federal sempre defendeu uma revisão.  Esta foi prevista para ocorrer 10 anos depois, momento que deveria ter acontecido na Conferência Mundial de Hong Kong em 2010.

A atual definição é compatível com as concepções da maioria dos países, porém não o é para as organizações na América Latina. Por isto, na última assembleia, foi aprovada a proposta de se realizar, no Rio de Janeiro (RJ), um workshop sobre a definição de Serviço Social da FITS, criando-se um momento específico de debate sobre o Serviço Social no contexto internacional.

Para concretizar a proposta, o CFESS formou um grupo de trabalho (GT) Ampliado, no intuito de  construir estratégias para sua implementação. Constituído através da Portaria CFESS nº 13/2011, o GT elaborou o texto preliminar para o Workshop sobre a Definição de Serviço Social da FITS, que foi apresentado pelo CFESS no 2º Encontro das Associações de Trabalhadores Sociais da Região Latino-Americana e Caribenha e na 27ª Reunião do Comitê Mercosul de Associações Profissionais de Serviço Social nos dias 24 a 26 de agosto passado,  na cidade de Mendoza, Argentina (Veja o Relatório elaborado pelo CFESS).

Nestes espaços, o Conselho Federal obteve o apoio dos países presentes (Argentina, Chile, Colômbia, Paraguai, Uruguai, Porto Rico, República Dominicana, Nicarágua e Peru) para aprofundar o debate e trazer aportes para o Workshop, que será realizado nos dias 8 e 9 de março de 2012, no Rio de Janeiro (RJ), conforme definido na deliberação 1 do eixo Relações Internacionais, durante o  40º Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em Brasília (DF). O evento contará com a participação de palestrantes internacionais, como o presidente da FITS, Gary Bailey, e a presidente da FITS para América Latina e Caribe, Laura Acotto.  Está prevista a participação da Associação Internacional de Escolas de Trabalho Social (AIETS) e da Associação Latino-Americana de Ensino e Investigação em Trabalho Social (ALAEITS), ambas organizações dirigentes no âmbito da formação profissional.  Além disso, terá palestras das professoras Marilda Iamamoto, Ana Elizabete Mota e Sâmya Ramos, representando os/as assistentes sociais brasileiros/as.

A programação do workshop está estruturada em dois momentos, um específico, destinado à reunião de trabalho em si, e outro momento aberto à participação dos/as interessados/as, no dia 9 de março, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). As inscrições poderão ser efetuadas junto ao CRESS 7ª Região – Rio de Janeiro.

Segundo a conselheira do CFESS e integrante da Comissão Organizadora do Workshop, Esther Lemos, o evento será fundamental para a categoria. “O workshop só tem sentido se compreendido como fruto de um processo que vem sendo construído pelos/as assistentes sociais brasileiros/as ao longo dos últimos anos. Ele não se esgota em si mesmo, pelo contrário, é uma mediação do projeto ético-político profissional e, como tal, aponta para o futuro. Num contexto de crise internacional, nossa profissão tem muito a contribuir, e lutamos para que esta contribuição esteja sintonizada com as conquistas teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas produzidas pelo Serviço Social na América Latina”, afirmou. Ela destaca, ainda, a publicação da Revista Serviço Social e Sociedade nº 108 (out/dez, 2011),  sob a temática “Serviço Social no mundo”, que traz um texto de autoria do CFESS, cujo título é “A definição de trabalho social da FITS: por que revisar?” (Clique e leia o texto)

“A realização do evento em março se dá num momento que antecede a Conferência Mundial de Estocolmo”, conclui Esther Lemos.

Conferência Mundial de Serviço Social
Os/as assistentes sociais que tiverem interesse em participar da próxima Conferência Mundial de Serviço Social devem se apressar. A próxima edição do evento, que ocorrerá de 8 a 12 de julho de 2012 em Estocolmo (Suécia), prorrogou o período de inscrições para apresentação de trabalhos, que agora segue até o dia 2 de janeiro de 2012. O tema da Conferência será: Serviço Social e Desenvolvimento Social – ação e impacto.


Cartaz da Conferência Mundial (divulgação)

A conselheira explica que é de fundamental importância que os/as assistentes sociais brasileiros divulguem seus trabalhos neste evento, consolidando o projeto ético-político e socializando-o mundialmente com a categoria profissional. “Vale lembrar que as inscrições devem ser feitas pelo site da própria Conferência”, finaliza.  Clique aqui para saber mais informações

Veja também:

Atual definição de Serviço Social da FITS, aprovada em 2000

Texto apresentado pelo CFESS em Mendoza (Argentina) em 2011

Programação preliminar do Workshop

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]