Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 28 de Novembro de 2011.

ABEPSS comemora 65 anos
Com oficina nacional, entidade celebra seu aniversário reafirmando luta pela formação com qualidade

Auditório da UFRJ lotado durante Oficina Nacional da ABEPSS, que recebeu cerca de 350 participantes (foto: Arquivo/ABEPSS)

"São 65 anos de uma entidade que é fruto da organização coletiva da categoria. Uma entidade voltada para a formação profissional, que mantém uma natureza não só acadêmico-científica, mas também política. Uma entidade que vem, ao longo dos anos, lutando pela qualidade da formação em Serviço Social". A frase é da presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), Cláudia Mônica dos Santos, durante a Oficina Nacional da entidade, que terminou no último dia 22 de novembro, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Com o tema 65 anos de história, lutas, conquistas e desafios, o evento reuniu cerca de 350 pessoas entre assistentes sociais, professores/as, pesquisadores/as e estudantes de graduação e pós-graduação, e marcou o aniversário da ABEPSS.

"A Oficina Nacional tem como objetivos debater as concepções de educação, universidade, formação profissional, produção do conhecimento e trabalho docente que balizam o Projeto Ético-político profissional do Serviço Social e consolidar o processo de implementação da Política Nacional de Estágio (PNE) e dos Grupos Temáticos de Pesquisa (GTP). Mas esta edição se tornou um marco porque comemorou os 65 anos da ABEPSS, reforçando sua importância enquanto entidade que luta por uma educação pública, gratuita, presencial, socialmente referenciada e de qualidade", completou Cláudia Mônica. O evento proporcionou intensos e calorosos debates, todos com uma grande participação do público.

Educação não é fast-food
Uma das propostas da oficina foi o de construir estratégias de resistência à lógica imposta pela mercantilização do ensino no Brasil. Por isso, o debate sobre as alternativas à precarização do ensino superior foi fundamental, já que abordou, entre outros aspectos, a questão do trabalho docente, o ensino à distância (EaD) e a Política de Educação brasileira. "É evidente que a luta da ABEPSS é contra a precarização do Ensino Superior no país, seja ela no âmbito da educação pública ou privada. E a nosso ver, o EaD é incompatível com o projeto de formação acadêmica que defendemos e só agrava esse quadro de precarização do ensino", explicou a presidente da ABEPSS.

Encontro de supervisores/as de estágio
A oficina possibilitou também a realização do 1º Encontro Nacional de Supervisores/as de Estágio, que discutiu a Política Nacional de Estágio em Serviço Social. "Foi um momento importante para discutir os desafios da supervisão de estágio com os/as supervisores/as e reafirmar o Plano de Lutas em defesa da Formação Profissional com Qualidade", opinou a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização do CFESS, Rosa Prédes. E os CRESS também marcaram presença no Encontro, socializando as experiências regionais relativas à fiscalização dos campos de estágio. "O debate mostrou que é impossível desvincular o exercício profissional da formação em Serviço Social, o que reafirma a necessidade da participação do Conjunto CFESS-CRESS nesse campo", completou a conselheira do CFESS.

O encontro reuniu aproximadamente 90 supervisores/as acadêmicos/as, de campo e discentes, que falaram também das dificuldades impostas pela questão do estágio. "Foi uma forma de consolidar também os GTP", completou Cláudia Mônica. Ao final, foi decidido que o Encontro vai acontecer anualmente.

As Unidades de Formação Acadêmicas (UFA) públicas e privadas recém-criadas também tiveram a oportunidade de dialogar entre si na Oficina Nacional da ABEPSS. Quase 30 pessoas participaram da reunião que ocorreu durante o evento.

ABEPSS Itinerante
Na oficina foi lançado nacionalmente o projeto ABEPSS Itinerante que, segundo a presidente da ABEPSS, fortalece a implementação das diretrizes curriculares da Associação nas UFA. "É um projeto em parceria com o CFESS que vai rodar por todo Brasil para discutir com docentes, supervisores/as de campo e discentes de pós-graduação stricto sensu, possibilitando uma aproximação maior da ABEPSS com as UFA", explicou Cláudia Mônica.

CFESS Manifesta
O CFESS marcou presença na Oficina com a participação de nove conselheiros/as, tanto como ouvintes como palestrantes. Além disso, lançou um manifesto com o título "Defender a formação profissional com qualidade é papel de todos/as", que afirmou, entre outras coisas, que a atual política de educação e as condições oferecidas para o acesso ao ensino superior são incompatíveis com a educação defendida pelos/as assistentes sociais, considerando-se as diretrizes formuladas pela ABEPSS. "Todo o processo de subordinação da educação à acumulação do capital compromete a qualidade da formação profissional, descaracteriza a função pública da Universidade, transverte o direito à educação em 'serviço', gera o desfinanciamento da educação superior pública e desvaloriza o trabalho docente", diz trecho do documento.

O CFESS Manifesta aborda também uma questão que surgiu nos debates da Oficina Nacional da ABEPSS: a importância da vinculação dos/as docentes assistentes sociais aos CRESS. "A expansão dos cursos de graduação em Serviço Social impacta na profissão não somente pelo aumento no quantitativo discente. Dentre os/as profissionais assistentes sociais envolvidos/as com a formação profissional, não somente o/a docente do ensino presencial está em expansão, pois o crescimento na oferta de cursos à distância amplia o mercado de trabalho para professores/as que ministram aulas virtuais, tutores/as à distância, tutores/as presenciais, estes atuantes nos polos de EaD. Neste sentido, a vinculação dos/as docentes assistentes sociais aos CRESS se coloca como premissa fundamental para o exercício da atribuição privativa de ensino, de coordenação de cursos de Serviço Social e de supervisão acadêmica de estágio", afirma outro trecho do manifesto.


CFESS Manifesta distribuído na Oficina Nacional da ABEPSS (Arte: Rafael Werkema)

Avaliação
"Pelo número de participantes e a qualidade dos debates, a avaliação que fazemos dessa oficina é bastante positiva", relatou a presidente da ABEPSS, que afirmou que a entidade recebeu dezenas de e-mails e mensagens elogiosas ao evento.

A coordenadora da Comissão de Formação Profissional do CFESS, Juliana Iglesias Melim, que marcou presença no evento, também avaliou de forma positiva a Oficina da ABEPSS. "O evento reforçou a articulação das entidades de Serviço Social (CFESS, CRESS, ABEPSS e ENESSO), reafirmou a direção de formação profissional que construímos nos últimos anos e nos aproximou ainda mais de movimentos sociais importantes como o dos trabalhadores sem-terra (MST) e o Sindicato dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)", disse Juliana.

Para finalizar, a presidente da ABEPSS afirmou: "Demos, mais uma vez, a direção do perfil profissional que queremos, e reafirmamos a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão para formação em Serviço Social".


Veja a programação do evento

Leia a Política Nacional de Estágio

Conheça as Diretrizes Curriculares

Faça o download

CFESS Manifesta - Oficina Nacional da ABEPSS

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP/MG 11732
Assessor de Comunicação
[email protected]