Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 13 de Outubro de 2011.

Direitos humanos em debate
Terceiro módulo do Ética em Movimento começou nesta quinta-feira

Professora Silvana Mara dos Santos dá início ao módulo III (foto: Diogo Adjuto)

O Curso Ética para Agentes Multiplicadores, do Projeto Ética em Movimento do CFESS, tem grande relevância na materialização da defesa dos direitos humanos, uma vez que a qualidade no atendimento aos/às usuários/as do Serviço Social, prevista no Código de Ética, só pode ser garantida com capacitação continuada sobre o significado dos direitos humanos na sociedade capitalista.

Por isso, em continuação aos temas do curso, teve início nesta quinta-feira, 13 de outubro, o terceiro módulo, sobre Ética e Direitos Humanos. Ministrado pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e ex-coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Silvana Mara dos Santos, o módulo tratará da concepção de Direitos Humanos numa perspectiva crítica e de totalidade e de sua história no Brasil e no mundo, bem como abordará o tema com relação ao Projeto Ético-político Profissional do Serviço Social.

"É indiscutível a importância desse curso para a materialização da ética em nossa categoria profissional. O módulo III é o mais novo, porém traz um debate fundamental, que diz respeito aos Direitos Humanos, a partir da perspectiva do Projeto Ético-político. A valiosidade deste curso está no fato de ser um aprendizado para a vida, já que seguimos sempre na luta por uma sociedade justa, verdadeiramente democrática e igualitária", definiu a professora.

Silvana Mara acrescentou ainda que o módulo terá, além das aulas expositivas, apresentação de filme e um debate posterior sobre a agenda política do Conjunto CFESS-CRESS em defesa dos direitos humanos.


Conselheiros/as e assistentes sociais de base assistem à exposição da professora Silvana Mara dos Santos (foto: Diogo Adjuto)

Segundo a vice-presidente do CRESS 1ª Região – PA, Marlene Monteiro, que participa do curso pela primeira vez, é como se estivesse passando por um retorno à academia. "Além da revisão de conceitos e questões fundamentais à atuação do/a assistente social, o curso é estruturado de forma a muito somar para os/as participantes. Estou bastante satisfeita com o aprendizado aqui proporcionado", afirmou a conselheira.

Saiba mais
O Curso de Capacitação Ética para Agentes Multiplicadores é parte do Projeto Ética em Movimento, criado em 2000 pelo CFESS, a partir da necessidade de reflexão ética na atividade profissional cotidiana, incorporando os fundamentos e valores do Código de Ética e promovendo a consolidação do projeto ético-político profissional. Outro objetivo era aperfeiçoar os processos que chegam aos CRESS e os recursos éticos que chegam ao CFESS.

Os/as participantes recebem um material didático, composto por quatro livros que trazem o conteúdo dos módulos. A linguagem é simples, com exercícios de fixação, propostas de filmes, e são voltados tanto para a formação quanto para subsidiar as multiplicações.

Após 64 horas de aula presencial, cada assistente social tem um prazo para apresentar um projeto de multiplicação, que precisa ser aprovado pela Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS.

O curso prossegue até o dia 16 de outubro, e terá ainda o último módulo, sobre Ética e Instrumentos Processuais, que será apresentado pela assessora jurídica do CFESS, Sylvia Terra.

Leia também:

Ética em Movimento chega ao segundo módulo

Começa a 10ª edição do Curso Ética em Movimento

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS
Gestão Tempo de Luta e Resistência – 2011/2014
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação
[email protected]