Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 27 de Outubro de 2023.

Novas gestões estão eleitas para o CRESS-AP, Seccional de Araçatuba (SP) e Seccional de Marabá (PA)
Terminam as Eleições Extraordinárias CFESS-CRESS (2023-2026). Confira as chapas vencedoras


Terminou nesta quinta-feira (26/10) a votação das Eleições Extraordinárias CFESS-CRESS (2023-2026). O pleito ocorreu no CRESS-AP, na Seccional de Marabá (CRESS-PA) e na Seccional de Araçatuba (CRESS-SP) e elegeu novas gestões para os 3 locais. O relatório de apuração está disponível neste link e também no site de votação - www.votaassistentesocial.com.br
 
Em Araçatuba, a categoria elegeu para a Seccional a Chapa 1 - Resistir e Acreditar: a Luta continua com a Voz de Todos, que recebeu 139 votos. Em Marabá, foi eleita a Chapa 2 - Democracia e direitos humanos: seccional somos nós, que teve 101 votos e comandará a Seccional até 2026. Já no CRESS-AP, a Chapa 1 – Resistir para existir: todas(os) em defesa do projeto ético-político do serviço social - foi eleita com 265 votos.  
 

Para a presidenta da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Daniela Neves, o processo extraordinário é um momento diferenciado das eleições do Conjunto CFESS-CRESS, porque ocorre para complementar situações em que conselhos ou seccionais não tiverem eleições ou resultados conclusivos. “Nesse pleito, conseguimos completar e eleger o quadro dirigente de todos os CRESS e Seccionais do país. Mais uma vez, a participação de assistentes sociais nas votações demonstra o fortalecimento democrático do processo”, avalia.  

 

A presidenta do CFESS, Kelly Melatti, considera que o resultado do processo extraordinário comprovou o compromisso da categoria de escolher as direções das entidades que a representam. “Escolher, de maneira direta, as direções das seccionais de Marabá e Araçatuba e do CRESS-AP, é uma ação que materializa a opção democrática que fazemos enquanto princípio ético.  Certamente, isso contribui para o processo de fortalecimento das nossas entidades que, para além das eleições, necessitará de muita participação da categoria para enfrentar os desafios da atual conjuntura", analisa a conselheira. 

Imagem mostra as 3 integrantes da CNE em pé, em frente ao letreiro com o nome do CFESS na sede da entidade.Assistentes sociais da CNE - Janaina Gomes (ES), Francine Lopes (AL) e Daniela Neves (RN) -  acompanharam a apuração na sede do CFESS (foto: Diogo Adjuto)
 

A posse das novas gestões, para o CRESS-AP, Seccional de Araçatuba e Seccional de Marabá, está prevista para os dias 30 de novembro, 1º ou 2 de dezembro, conforme o calendário eleitoral.  
 

Desde 2020 o Conjunto CFESS-CRESS realiza o processo eleitoral na modalidade on-line, uma demanda da categoria, por permitir participação e facilidade para realizar a votação em território nacional tão amplo e diverso, além de garantir segurança. A experiência vem demonstrando também que os custos da eleição são diminuídos, ao mesmo tempo em que se mantêm a qualidade e aperfeiçoamentos tecnológicos, que ampliam o acesso.  
 

As eleições do Conjunto CFESS-CRESS também são auditadas por empresa externa, que verifica todo o processo e emite relatório final, com laudo que atesta os aspectos técnicos de segurança, confiabilidade e disponibilidade do sistema e do site de votação, analisando também o sistema de apuração dos votos.  
 
Acesse aqui a Ata da reunião da Comissão Nacional Eleitoral - Resultado das Eleições Extraordinárias 

Veja o Relatório de Apuração das Eleições Extraordinárias CFESS-CRESS (2023-2026) (WebVoto) 
 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

[email protected]