Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 09 de Outubro de 2023.

Nota de pesar: Simone Albuquerque, presente!
Assistente social faleceu nesta segunda (9/10), em Brasília (DF)

Card laranja e verde, em referência às cores da histórica marca do Suas, tem a foto de Simone ao centro. Ela está de óculos, cabelos cacheados e presos em coque, sorriso no rosto e batom vermelho.

 

É com tristeza que o CFESS vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento da assistente social Simone Aparecida Albuquerque, grande defensora da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ela faleceu aos 60 anos nesta segunda (9/10), em Brasília (DF).

 

Simone ocupava o cargo de diretora do Proteção Social Básica do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDAS) e a vice-presidência do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

 

Ao longo de décadas de trajetória militante e profissional, se dedicou à política pública de Assistência Social, sendo uma das responsáveis pela elaboração e implementação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Se hoje a categoria de assistentes sociais é referência no SUAS, Simone Albuquerque tem contribuição histórica neste processo, pois seguia firmemente na luta pela consolidação da PNAS.

 

Em maio de 2023, Simone Albuquerque esteve na posse da gestão do CFESS, “Que nossas vozes ecoem vida-liberdade”, ressaltando a importância do trabalho de assistentes sociais na Assistência Social e pela defesa de direitos.  

 

Que seu legado de luta, militância e trabalho profissional ecoe em novas gerações de assistentes sociais, para a defesa do SUAS, da Política de Assistência Social e da população usuária do Serviço Social.

Simone Albuquerque, presente!

 

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS)

Que nossas vozes ecoem vida-liberdade (2023-2026)