Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 07 de Julho de 2023.

Serviço Social defende o SUS público, estatal, gratuito e universal: termina a 17ª Conferência Nacional de Saúde
CFESS participa do evento e promove reunião com assistentes sociais

Card com fundo branco traz identidade visual da 17ª Conferência Nacional de Saúde e mostra foto de assistentes sociais manifestando nas ruas, com bandeiras no chão e a bandeira do CFESS estendida. Nas mãos estão plaquinhas com temas referentes a conferência.

Arte: Rebecca Santos/estagiária sob supervisao e Rafael Werkema/CFESS - foto: CFESS

 

A política de saúde emprega hoje uma grande parcela de assistentes sociais no Brasil. A categoria, além do exercício profissional, se insere também nas lutas em defesa da saúde pública, gratuita, universal, de qualidade e contra todas as formas de privatização dos serviços. Com essa direção, o CFESS, juntamente com assistentes sociais de todo o Brasil, participou da 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada entre 2 e 5 de julho em Brasília (DF). 

 

O evento, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), do qual o CFESS é integrante, e realizado pelo Ministério da Saúde, teve a participação de mais de aproximadamente 4 mil pessoas, incluindo profissionais da saúde, usuários e usuárias, gestoras e gestores de várias partes do país. O CFESS foi representado pelas conselheiras Alana Rodrigues e Karen Albini e pelo conselheiro Agnaldo Engel, pela assessora em serviço social Zenite Bogea, além das representações do Conselho no CNS – as assistentes sociais Ruth Bittencourt, Elaine Pelaez e Régia Prado. 

 

Card com fundo branco traz identidade visual da 17ª Conferência Nacional de Saúde e mostra foto de assistentes sociais assistindo as plenárias no auditório com bandeiras na mão.

Arte: Rebecca Santos/estagiária sob supervisao e Rafael Werkema/CFESS - foto: CFESS

 

“Foi fundamental nossa presença em articulação e luta em defesa do SUS público, estatal e de qualidade, ação política e de controle social importante para o Conjunto CFESS-CRESS", avalia a conselheira do CFESS Karen Albini. Ela acrescenta que foram dias intensos de atividades, que somaram confluência, na defesa do Serviço Social, de uma seguridade social em uma perspectiva ampliada.  

 
Em 2023, o tema da conferência foi ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia’. O CFESS esteve presente também ao Ato Público em Defesa do SUS, da Vida e da Democracia, para o qual produziu cartazes com palavras de defesa do SUS e das políticas sociais, bem como dos direitos de trabalhadores e trabalhadoras. O ato reuniu, além de participantes do evento, movimentos sociais e parlamentares no Museu da República, que fica na Esplanada dos Ministérios, na capital federal. 
 

Assistentes sociais se reúnem no evento 

 

O CFESS costuma realizar uma reunião para dialogar e ouvir assistentes sociais que participam das conferências. Nesta 17ª Conferência Nacional de Saúde não foi diferente: no penúltimo dia, o Conselho Federal convidou as(os) profissionais presentes ao evento e promoveu um encontro com cerca de 70 pessoas de diferentes estados, além de representantes de Conselhos Regionais, da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso). 

 

Card com fundo branco traz identidade visual da 17ª Conferência Nacional de Saúde e mostra foto de assistentes sociais em um círculo de debate.

Arte: Rebecca Santos/estagiária sob supervisao e Rafael Werkema/CFESS - foto: Diogo Adjuto/CFESS

 

Para o conselheiro Agnaldo Engel, promover este espaço de diálogo foi fundamental para conhecer os desafios colocados ao exercício profissional nos serviços de saúde, mas também possibilitou conhecer iniciativas que revelam potencialidades na defesa dos princípios da reforma sanitária e da reforma psiquiátrica. “Muitas(os) colegas trouxeram situações relacionadas às relações e condições de trabalho, indicando desafios a serem enfrentados pelo Conjunto CFESS-CRESS e também na incidência política junto ao controle social, frentes e fóruns, reforçando que a luta em defesa do SUS, da vida e da democracia é sempre coletiva”, enfatizou. 
 
No debate, estiveram assuntos no âmbito das condições de trabalho da categoria nos diferentes espaços, os desafios na área da saúde mental, da saúde indígena, da população em situação de rua, a articulação da profissão aos movimentos sociais e ao controle social, o avanço das privatizações na saúde pública, além das ações do CFESS em defesa do fortalecimento e recomposição da política de saúde e do trabalho com qualidade e direitos para o Serviço Social. 
 
Desafios para a Saúde e para a categoria 
 
A plenária final deliberou uma série de diretrizes e propostas, que irão orientar o planejamento da política de saúde nos próximos quatro anos, e que perpassam a atuação profissional de assistentes sociais e a agenda política do Conjunto CFESS-CRESS. Fica também a necessidade de ampliar a participação social na construção das políticas. É o que explica a conselheira Alana Rodrigues.  “A 17ª Conferência Nacional de Saúde consolida um processo democrático de participação do controle social na política de saúde. As conferências livres tiveram um importante papel na ampliação dessa participação, expressa pela diversidade presente nesta conferência, que representa a população que é atendida cotidianamente pelo SUS”, afirma. 

 

Card com fundo branco traz identidade visual da 17ª Conferência Nacional de Saúde e mostra foto de assistentes sociais posando em frente ao banner temático.

Arte: Rebecca Santos/estagiária sob supervisao e Rafael Werkema/CFESS - foto: CFESS

 

Segundo a conselheira, neste espaço de construção coletiva e de defesa do SUS, as diretrizes e propostas aprovadas perpassam desde a saúde integral das mulheres, das pessoas com deficiência, da população indígena, negra, quilombola, do campo, floresta e das águas, LGBTQIA+, mas também o fortalecimento dos serviços de atenção primária em saúde, saúde mental e a ampliação do financiamento público no SUS.  

 

Reveja o informativo ‘CFESS Manifesta’ especial produzido para o evento

 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

[email protected]