Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 03 de Julho de 2023.

Conselho Federal marca presença na 17ª Conferência Nacional de Saúde
CFESS divulga manifesto especial, em defesa do SUS público, estatal, universal e de qualidade. Vai ter reunião com assistentes sociais!

Card com fundo branco traz a chamada da participação de assistentes sociais na 17ª Conferência Nacional de Saúde, com ilustração de pessoas diversas ao centro.Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

O CFESS participa, nesta semana, da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que ocorre em Brasília (DF) entre 2 e 5 de julho. E, para dialogar com assistentes sociais e com o público do evento, o Conselho produziu uma edição especial do informativo “CFESS Manifesta”, no qual afirma: “Sou assistente social, luto pelo SUS, é direito universal!” - clique aqui e acesse o documento.  
 
Realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde, a atividade acontece a cada quatro anos, sendo um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
 

Neste domingo, quando iniciou a conferência, o CFESS participou da reunião aberta da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde (FNCPS), da qual faz parte. Nesta conferência, a Frente reforça a defesa de uma saúde pública e contra todas as formas de terceirização e privatização do SUS. A professora Maria Inês Bravo, que coordena a Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, destaca a importância de assistentes sociais no evento. “A 17ª conferência é a expressão da democratização do SUS, que tem como suporte a participação popular para desprivatizá-lo, extinguir as desigualdades sociais, tendo como horizonte um novo projeto societário. Essas são as bandeiras da Reforma Sanitária dos anos 1980, da Frente Nacional e do projeto ético-político do Serviço Social”, avalia. 
 
Para a conselheira do CFESS Karen Albini, coordenadora da Comissão da Seguridade Social, a 17° Conferência Nacional de Saúde dialoga sobre o significado desta para a defesa da participação social por meio do controle social de maneira direta, participativa e na defesa da gestão do SUS público, estatal e gratuito. “Falamos de uma conferência em uma conjuntura de retomada de direitos e reconstrução de políticas, na defesa da equidade e universalidade no atendimento do SUS na perspectiva da seguridade social ampliada. Também falamos da defesa de um ministério composto por mulheres e, nesse sentido, a defesa da continuidade de Nísia Trindade. Ministra Nísia fica!”, afirma a conselheira, em alusão ao fato de ser a primeira ministra mulher em 70 anos de existência do órgão. 
 
Reunião com assistentes sociais e mais atividades 

 
O CFESS convida assistentes sociais presentes ao evento para uma reunião com a categoria nesta terça-feira, 4 de julho, das 14h às 15h, na Sala de Pesquisa (1º andar do CICB). Além disso, o CFESS estará presente também ao Ato Público em Defesa do SUS, previsto para esta terça-feira, das 8 às 10h. O Conselho convida a categoria a somar e manifestar as bandeiras de luta do Serviço Social em defesa do SUS e da seguridade social. 

O Ato Público em Defesa do SUS, da Vida e da Democracia ocorrerá no Museu Nacional da República, que fica na Esplanada dos Ministérios, das 8h às 10h, e será aberta ao público. O objetivo é mobilizar a sociedade e participantes do evento, chamando a atenção da população para a importância do Sistema Único de Saúde e do processo da Conferência Nacional de Saúde - clique aqui para saber mais.

 

Card com fundo branco informa sobre reunião com assistentes sociais durante a conferência e também sobre o ato público em defesa do SUS.Arte: Rafael Werkema/CFESS
 

Além disso, também nesta terça, das 17h às 19h, haverá uma atividade autogestionada da Frente Nacional contra a Privatização da Saúde, com o tema “Defesa do SUS e a luta contra a privatização da saúde”. Ainda no dia 4 de julho, organizações que compõem a Frente Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto realizarão a atividade “Justiça Reprodutiva para Barrar a Violência de Gênero”. 
 

A conselheira do CFESS Alana Rodrigues, que também participa do evento, observa que a 17ª conferência já é histórica. “Com a presença de milhares de pessoas, que representam uma diversidade de movimentos sociais, essa conferência demarca a importância do SUS público, estatal, gratuito e de qualidade após o período de crise sanitária internacional, com a pandemia de Covid-19. Essa conferência também expressa a importância e a necessidade de ampliação da participação social nas políticas sociais”, aponta a conselheira. Ela acrescenta que o evento, comparado às conferências anteriores, tem o maior número de usuárias(os) e trabalhadoras(es), que compõem uma diversidade aqui presente, representadas(os) pela população quilombola, povos indígenas, pessoas com deficiência, pessoas LGBTQIA+.  

Clique aqui e acesse o informativo 'CFESS Manifesta' da 17ª conferência

 

--

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Que nossas vozes ecoem vida-liberdade - 2023/2026

Comunicação/CFESS

Diogo Adjuto - JP/DF 7823

[email protected]