Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quarta, 14 de Dezembro de 2022.

Vem aí, em 2023, o 6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos!
Evento ocorrerá na modalidade presencial em Fortaleza (CE) entre os dias 31 de março e 2 de abril. Expectativa é de 3 mil participantes!
 
Card azul traz nome do evento e logo, ilustração do mapa do Brasil carregado por Iracema e cercado de pessoas, casas e símbolos representando várias políticas sociais
Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

A seguridade social que defendemos! É com esse mote que o CFESS e o CRESS-CE preparam para o ano de 2023 um dos maiores e mais esperados eventos para categoria profissional.  

 

Entre os dias 31 de março e 2 de abril do próximo ano, será realizado, em Fortaleza (CE), o “6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos”. 

 

O evento ocorrerá de forma presencial no Centro de Eventos do Ceará, com inscrições gratuitas e vagas limitadas, com um público estimado em três mil participantes, entre assistentes sociais, estudantes de serviço social e outras categorias profissionais. 

 

Já tem uma pré-programação, pela qual a pessoa interessada em participar pode se organizar. 

 
As inscrições serão feitas por meio de site específico, que será lançado no final de janeiro de 2023. Não haverá reserva de vagas por e-mail. Acompanhe as informações pelo site do CFESS ou CRESS-CE. 
 

A Seguridade Social que defendemos! 

 

O Encontro se tornou uma marca histórica no Serviço Social brasileiro. Desde que a categoria assinou, ainda nos anos 2000, a Carta de Maceió, documento referência na qual reafirma a concepção e defesa da Seguridade Social, universal, ampliada e “entendida como um padrão de proteção social de qualidade”, foram realizadas cinco edições do evento, sendo o último em Belo Horizonte.  

 

Agora, em Fortaleza, durante os três dias de evento, a expectativa é fazer um debate ampliado sobre o trabalho de assistentes sociais não só nas políticas do tripé Saúde, Assistência Social e Previdência Social, mas também em outras áreas e temas que perpassam a Seguridade Social, como educação, habitação, meio ambiente, direitos humanos, acessibilidade, LGBTQIA+. Tudo isso permeado com as perspectivas de classe, raça e gênero. Será o momento para assistentes sociais, movimentos sociais e outros sujeitos elaborarem estratégias coletivas para reconstrução e defesa da “seguridade social que defendemos”, para o povo brasileiro. Serão duas mesas centrais, um painel com movimentos sociais doze plenárias simultâneas. 

 

Reconstrução porque, nos últimos anos, o governo de extrema-direita neoliberal implementou uma política que intensificou os cortes e desmontes em todas as políticas sociais; atacou os direitos sociais, humanos e trabalhistas; colocou o Brasil no mapa da fome mundial; foi responsável pelo aumento do desmatamento no país; e ainda ameaçou a democracia ao questionar o processo eleitoral.  Tudo isso em meio a uma crise mundial sanitária, social, política. 

 

Este será o primeiro grande evento presencial do Conjunto CFESS-CRESS das gestões que findam em 2023, em virtude da pandemia da covid-19 e das medidas sanitárias tomadas ao longo do triênio. Com o avanço da vacinação e a manutenção dos protocolos sanitários, será possível realizar o Encontro de forma presencial, para reunir assistentes sociais, estudantes e outras categorias profissionais de todo o Brasil. 

 

“A realização desse Encontro no Nordeste, e mais especificamente no Ceará, assume uma importância enorme, considerando o agravamento da desigualdade social e do desmonte das políticas públicas nessa região durante o período pandêmico e decorrente das medidas restritivas de direitos dos governos Temer e Bolsonaro”, ressalta a presidenta do CRESS-CE, Maria Crizeuda Freire de Castro. Em sua avaliação, o evento reforçará a defesa da Seguridade Social ampliada como um padrão de proteção social universal, redistributivo e de responsabilidade do Estado. “Precisamos aprofundar nosso debate na perspectiva de ampliar a luta por direitos e pela efetivação destes através das políticas públicas”, resume. 

 

“Nesse Encontro vamos dialogar sobre os temas relacionados à defesa dos direitos e da Seguridade Social, que estão diretamente relacionados à defesa do trabalho profissional, da qualidade dos serviços prestados à população, das condições de trabalho de assistentes sociais e do exercício profissional referenciado no Projeto Ético-político. Faremos isso ao lado de entidades, movimentos sociais, conselhos de políticas, frentes e fóruns de luta”, completa a conselheira do CFESS integrante da comissão organizadora, Ruth Bittencourt. Segundo ela, é de suma importância a reafirmação dessas pautas e bandeiras de luta para a reconstrução do sistema de proteção social brasileiro no contexto de pandemia de Covid-19, crise sanitária e do capital. 

 

Assista ao vídeo de convite à categoria!

 

 

Anote na Agenda 
 
6º Encontro Nacional de Serviço Social e a Seguridade Social que defendemos! 
 
Data: 31 de março a 2 de abril de 2023 
Local: Centro de Eventos do Ceará. Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz, Fortaleza (CE). 
Inscrições: gratuitas e limitadas à ocupação do espaço de eventos, com capacidade para 3 mil participantes.  
Abertura das inscrições: final de janeiro de 2023. 
Atenção: o traslado e hospedagem são de responsabilidade de cada participante.
 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)
Comissão de Comunicação
Rafael Werkema - JP-MG 11732
Assessoria de Comunicação

[email protected]