Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Quinta, 08 de Dezembro de 2022.

Chegou a Agenda Assistente Social 2023, mulheres de luta!
Publicação destaca a campanha de gestão e poderá ser adquirida nos regionais a partir do dia 12

Card com fundo branco traz uma imagem da Agenda Assistente Social 2023, com informações de como adquirir e o preço, que será de 11 reais. Arte: Rafael Werkema/CFESS

 

Nós, mulheres, assistentes sociais de luta”. É com o tema da campanha de gestão que o CFESS apresenta a Agenda 2023 da categoria. A publicação reúne textos e ilustrações que enfatizam que o trabalho profissional nas diferentes políticas sociais deve ser perpassado pelo debate sobre as mulheres, as questões patriarcais e de gênero, como referência para um olhar atento às necessidades da população usuária.  
 

Com o valor de repasse (custo) de R$ 11,00 (onze reais), a publicação só pode ser adquirida diretamente com os CRESS de cada estado (clique para entrar em contato) e, conforme orientação do CFESS aos CRESS, não há qualquer tipo de atividade lucrativa neste repasse. 
 

Atenção Informações para aquisição 
 

Agenda Assistente Social 2023 

Valor de repasse (custo): R$ 11,00 
Disponível a partir de 12/12/2022 
Como adquirir: Somente nos CRESS. Verifique com o Regional mais próximo. 
Formato: 12 x 16 cm, colorida, com capa dura, elástico e fita marcadora 
Tiragem limitada: 12.000 exemplares

 

Para reforçar a campanha de gestão 2020-2023 
 

A cada triênio, o Conjunto CFESS-CRESS, juntamente com a categoria, define um tema de campanha para ser abordado em diferentes ações ao longo da gestão. Para 2020-2023, o tema foi “Nós, mulheres, assistentes sociais de luta”, eixo central da Agenda 2023. 

 

Dados do “Perfil de Assistentes Sociais no Brasil: Formação, Condições de Trabalho e Exercício Profissional (2022)” apontam que mais de 92% da categoria são mulheres.Por isto, a nova publicação traz reflexões que valorizam e defendem o trabalho desta categoria, formada por mulheres em quase sua totalidade. 

 

Os textos da Agenda 2023 foram produzidos por mulheres que trazem percepções de militância nos movimentos sociais e do trabalho profissional voltado especialmente para as mulheres, convidando a categoria a se manter no campo das lutas emancipatórias e da labuta da classe trabalhadora para construir uma sociabilidade anticapitalista.  

 

“Nosso foco é a valorização do trabalho profissional, denunciando vários problemas enfrentados por assistentes sociais (como baixos salários, trabalho reprodutivo/trabalho doméstico não remunerado e jornadas acumuladas, as questões adensadas pela pandemia, entre outros) que passam pela condição de classe trabalhadora e pela questão de gênero e raça” reforça a conselheira Emilly Marques, coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS. 

 

Além de muito conteúdo, a agenda também conta com um projeto gráfico que faz referência ao Código de Ética da/o Assistente Social, e é composto de muitas linhas e formas - ora suaves, ora firmes, mas sempre leves, soltos e livres! - que ‘costuram’ e conectam lutas, desafios e resistências de mulheres em sua diversidade.  

 

A Agenda 2023 além de um instrumento para marcar compromissos diários e mensais, é também um material que subsidia a intervenção prática de assistentes sociais na divulgação e valorização das mulheres que construíram ou que seguem construindo a profissão cotidianamente. 
 

Baixe o conteúdo digital 
 

Todo o conteúdo digital da Agenda 2023 também está disponível! Uma forma prática e rápida para a categoria agendar seus compromissos mensais e acompanhar o calendário de lutas do Serviço Social. 
 

Clique para acessar o conteúdo digital da Agenda 2023
 

 

Card branco traz texto Nós, mulheres, assistentes sociais de luta, um computador com o planejador na tela

Imagem Planner (Arte: estagiária Rebecca Santos sob supervisão)

 

Na página especial, a/o assistente social tem acesso ao Planner (planejador) mensal, que pode ser usado no computador ou impresso, que traz extratos visuais e textuais da Agenda, como uma forma de socializar e ampliar o alcance do seu conteúdo. 
 

Além disso, a categoria pode baixar os fundos de tela (de janeiro a dezembro), que servem para “ilustrar e colorir” a tela computador, além de marcar as datas de lutas do Serviço Social. 

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS
Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação
Texto: Juliana Dourado - estagiária sob supervisão
Assessoria de Comunicação