Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Sexta, 02 de Dezembro de 2022.

CFESS promove o curso Ética em Movimento em São Paulo
Livros agora estão disponíveis gratuitamente para a categoria

Card branco com nome do Projeto em meio a pinceladas coloridas, desenhos de pessoas diversas personagens do material didático. Arte: Rafael Werkema/CFESS

A cidade de São Paulo recebeu, entre os dias 12 e 19 de novembro, a 18ª edição do Curso Ética em Movimento para Agentes de Multiplicação, promovido pelo CFESS. O curso, que foi o primeiro realizado após a pandemia de Covid-19, recebeu 34 participantes, dentre representantes dos Conselhos Regionais e do Federal e da Abepss, para os debates divididos nos 4 módulos: Ética e História, Ética e Trabalho Profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais. 
 
Em 2023, os módulos foram ministrados pelas professoras Maria Lucia Barroco, Janaína Bilate, Silvana Mara de Morais e Sylvia Terra. O objetivo da atividade é contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional e ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal. 
 

“Ao longo das 64 horas de formação, tivemos a possibilidade de aprofundamento na dimensão ético-política da profissão, não como mera abstração, mas como parte da realidade e do seu movimento. Vale destacar o adensamento da pauta antirracista na discussão da Ética, como contribuição das/os participantes. Esse percurso foi facilitado e acompanhado por mulheres, professoras e pesquisadoras referências no debate da Ética Profissional”, avalia a conselheira do CRESS-PB Alessandra Renata Geremias. 

Imagem mostra a sala com participantes do curso em mesa em formato de U, com a conselheira do CFESS Kelly Melatti ao Centro. Ao fundo, um telão.Curso ocorreu em São Paulo (fotos: assessoria/CFESS)
 

Após os 9 dias de curso, participantes assumem a tarefa de retornar às suas bases para multiplicar o conteúdo apreendido, em outros cursos, dessa vez regionais, com a participação de assistentes sociais nos estados. Dessa forma, espraiam-se os princípios do Código de Ética no interior da categoria para enraizá-los no cotidiano profissional. 
 

“O curso certamente foi um marco na minha trajetória no Serviço Social, uma profissão que reafirma e demarca a centralidade da ética e a defesa intransigente dos direitos humanos como questões inegociáveis não somente no exercício profissional, mas que alcançam a vida em sua totalidade e diversidade. Os conteúdos, as vivências e compartilhamentos proporcionaram um aprendizado coletivo e um mergulhar nos valores e princípios que norteiam nossa categoria”, completa a conselheira Meyrieli Carvalho, do CRESS-ES. 
 
Turma Luciana Cantalice 
 
A turma de 2023 recebeu o nome de Luciana Cantalice, em referência à professora da Universidade Federal da Paraíba e ex-presidenta do CRESS-PB, que faleceu no dia 19 de novembro. “Sua partida nos deixou perplexas/os, com corações partidos e saudosos, mas principalmente nos deixou coragem para continuar pelos caminhos que ela contribuir para traçar, para transformar o luto em luta”, afirma a conselheira Alessandra Renata. 

 

Imagem mostra participantes do curso, sentados em volta de mesa em formato de U. Representantes dos CRESS agora têm a tarefa de reproduzir o curso nos estados
 

Para a coordenadora da Comissão de Ética e Direitos Humanos do CFESS, Kelly Melatti, a realização do curso de forma presencial foi de especial importância para a formação de assistentes sociais em geral, incluindo as gestões dos Conselhos, e ressaltou a função multiplicadora do evento. “Cada participante já assumiu a honrosa tarefa de multiplicação do curso em seus estados. Nesse sentido, é importante que a categoria fique atenta às agendas dos CRESS e participem das atividades de multiplicações, a fim de que o nosso Projeto Ética em Movimento, patrimônio da categoria profissional, possa alcançar uma diversidade de assistentes sociais pelo Brasil”, afirma Melatti.  
 

Baixe o material nos links a seguir  
 

Caderno 1 - Ética e História (Maria Lucia Barroco) 
 

Caderno 2 - Ética e Trabalho profissional (Cristina Brites) 
 

Caderno 3 - Ética e Direitos Humanos (Silvana Mara de Morais dos Santos) 
 

Caderno 4 - Ética e Instrumentos Processuais (Sylvia Helena Terra)  
 

Conselho Federal de Serviço Social - CFESS

Gestão Melhor ir à luta com raça e classe em defesa do Serviço Social - 2020/2023
Comissão de Comunicação

Diogo Adjuto - JP/DF 7823
Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br