Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Terça, 29 de Novembro de 2022.

Disponível: livro digital 'Produção de Documentos e Emissão de Opinião Técnica em Serviço Social'
Publicação do CFESS foi lançada durante live, que contou com a participação das pesquisadoras
Card cinza com formas geométricas no topo, livros empilhados ao centro e em destaque um tablet com a capa do e-book verde.  Arte: Rafael Werkema/CFESS
 

Tem livro digital novo no site do CFESS, e é um dos mais aguardados pela categoria.

 

Foi lançado nesta terça (29/11), durante live, a publicação 'Produção de documentos e emissão de opinião técnica em Serviço social'. O material é, sem dúvida, um dos mais esperados, já que reúne uma pesquisa teórica-política e técnica acerca dos instrumentais da profissão, e fornece orientações sobre estudos sociais, estudos socioeconômicos, emissão de pareceres e opinião técnica e seus registros, atendimento à população usuária e muitas outras matérias que perpassam o cotidiano de assistentes sociais.

 

Baixe o livro Produção de documentos e emissão de opinião técnica em Serviço social

 

"A discussão das questões presentes no cotidiano de trabalho profissional das/os quase 200 mil assistentes sociais e a formulação de subsídios e orientações profissionais ocupam um lugar central na agenda de ações das entidades. São muitos os anseios e desafios que vivenciamos, no que tange às várias dimensões do nosso trabalho", analisa a coordenadora da Comissão de Orientação e Fiscalização (Cofi/CFESS), Lylia Rojas. Segundo ela, foi a partir das solicitações e das demandas que chegam cotidinamente às Cofis do Conselho Federal e dos Regionais, que o Conjunto deliberou, na Plenária Nacional (2020), junto à categoria, a necessidade de se pesquisar e elaborar o material agora lançado. 

 

"Realização de estudos, orientações e fundamentos que normatize a produção de documentos e/ou expressão de opinião técnica (oral ou escrita) de assistentes sociais. Destacam-se neste âmbito os principais procedimentos profissionais, princípios éticos e relação com usuários e usuárias; as diferenças sobre documentação profissional e opinião técnica; tipos de documentos profissionais; estrutura e conteúdo como materialização dos princípios éticos" diz trecho da introdução do livro, cuja pesquisa, sistematização e elaboração ficaram a cargo das professoras e pesquisadoras da PUC-SP Abigail Aparecida de Paiva Franco, Eunice Teresinha Fávero e Rita de Cássia Silva Oliveira.

 

Durante a live e no livro, as autoras fizeram questão de ressaltar que, ainda que o conteúdo do livro se alinhe mais diretamente à dimensão técnico-operativa do exercício profissional, é essencial demarcar, desde já, que ela é indissociável das dimensões históricas, teóricas, metodológicas e éticas – orientadas pela teoria social crítica. "Indissociabilidade que, se não observada, desqualifica o exercício profissional e retroage à perspectiva positivista/funcionalista que marcou o surgimento e institucionalização da profissão, e com a qual se buscou romper com o atual projeto profissional hegemônico no Serviço Social", diz outro trecho do material.

 

"Nossa expectativa é estabelecer um diálogo horizontal, provocar debates e reflexões nos espaços de trabalho e de formação profissional. Estamos diante de um rico material, que resgata os fundamentos da profissão, aponta a necessária articulação entre as dimensões teórico-metodológica, ético-política com a dimensão técnico-operativa da profissão".

 

Assista à live de lançamento do livro!

 

Baixe o livro Produção de documentos e emissão de opinião técnica em Serviço social

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP-MG 11732

Assessoria de Comunicação

comunicacao@cfess.org.br