Acessibilidade       A+  A-          Botão libras  Botão Voz          
O que você procura?
Segunda, 14 de Novembro de 2022.

Conjunto CFESS-CRESS celebra duas décadas do Projeto Ética em Movimento!
Para comemorar, CFESS disponibiliza os quatro livros do Curso para Agentes de Multiplicação, que contribuem para incorporação crítica dos princípios do Código de Ética

Card branco com nome do Projeto em meio a pinceladas coloridas, desenhos de pessoas diversas personagens do material didático. Confira o carrossel de cards no instagram (arte: Rafael Werkema)

 

 

Contribuir para a incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional e ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal.

 

Foi com esta intenção que há pouco mais de duas décadas o Conjunto CFESS-CRESS inaugurava o Projeto Ética em Movimento, que vem fomentando desde então, entre as gestões e assistentes sociais de base, reflexões e debates sobre os valores e princípios do Código de Ética aprovado em 1993.

 

Hoje, 22 anos depois, o Projeto segue atualíssimo e necessário, contribuindo para compreensão da categoria da conjuntura brasileira (e mundial) de crise sanitária, política, social e econômica, resultado, principalmente, de um governo de extrema-direita que é responsável por implementar uma política que privilegiou a desinformação, a negação da ciência, o extermínio, o corte de direitos, a fome, o desmatamento e, agora, mais recentemente, o atentado à democracia.

 

Como entender posicionamentos conservadores de uma parte da categoria em discussões nas redes sociais, quando se fala de uma profissão que, desde sua reconceituação, no final da década de 1970 e anos 1980, assumiu uma postura progressista, em defesa de um projeto societário que almeja a emancipação humana? Como os princípios e fundamentos éticos profissionais vêm sendo incorporados pela categoria? O que o Serviço Social quer dizer à sociedade quando incorpora à profissão valores como liberdade, democracia, cidadania, defesa intransigente dos direitos humanos, justiça social, entre outros princípios? E como materializá-los no cotidiano profissional?   

 

Essas reflexões fazem parte desse Projeto que é um dos principais legados da profissão. E sua materialização se dá em diversas ações e a principal delas é a realização do Curso Ética para Agentes de Multiplicação, cuja 18ª edição ocorre em São Paulo (SP) entre 12 e 19 de novembro.

 

Nele, assistentes sociais das gestões dos CRESS e do CFESS, e também assistentes sociais da base, com representação de cada estado do país, se reúnem para uma imersão de reflexões e debates sobre os princípios e fundamentos éticos do Serviço Social brasileiro. Tudo isso ministrado por professoras que aprofundam em temas como Ética e História, Ética e Trabalho profissional, Ética e Direitos Humanos e Ética e Instrumentos Processuais.

 

Após os 9 dias de curso, participantes assumem a tarefa de retornar às suas bases para multiplicar o conteúdo apreendido, em outros cursos, dessa vez regionais, com a participação de assistentes socias. Dessa forma, espraiam-se os princípios do Código de Ética no interior da categoria para enraizá-los no cotidiano profissional.

 

“Em meio a tantos desafios que marcaram os anos de 2020 e 2021, é com alegria que anunciamos a realização de mais uma edição do Curso. Ele tem especial importância para a formação de assistentes sociais em geral, incluindo nossas gestões, pois coloca em reflexão a perspectiva ético-política que sustenta o nosso trabalho e, também, reafirma os princípios que orientam um projeto profissional vinculado a um projeto societário de liberdade e emancipação”, explica a conselheira coordenadora da comissão de Ética e Direitos Humanos no CFESS, Kelly Melatti.

 

A diretora ressalta a função multiplicadora do evento, que ocorre de forma presencial. “Cada participante já assumiu a honrosa tarefa de multiplicação do curso em seus estados. Nesse sentido, é importante que a categoria fique atenta às agendas dos CRESS e participem das atividades de multiplicações, a fim de que o nosso Projeto Ética em Movimento, patrimônio da nossa categoria profissional, possa alcançar uma diversidade de assistentes sociais pelo Brasil a fora”, enfatizou Kelly Melatti.

 

Duas décadas para se comemorar: cadernos disponíveis para toda a categoria

Em 2010, quando o Projeto completou uma década de existência, o CFESS lançou um vídeo  especial para celebrar a data e o Projeto.

 

Ética em Movimento no Serviço Social from CFESS on Vimeo.

 

Para 2020, o CFESS planejava uma série de ações comemorativas aos 20 anos do Projeto, que não ocorreram em razão da pandemia da Covid -19 e das medidas sanitárias necessárias de distanciamento social.

 

Em 2021, a agenda do Conjunto CFESS-CRESS foi dedicada à comemoração do Projeto, reafirmando a ética no centro dos debates da categoria e apresentando um balanço e marcos históricos do Ética em Movimento.

 

Por isso, em 2022, a comemoração vem mais que especial. Além da realização de mais uma edição do Curso para Agentes de Multiplicação, o CFESS está disponibilizando para toda a categoria o material didático utilizado nas edições do Ética.

 

São quatro cadernos dos quatro módulos, elaborados pelas professoras Maria Lucia Barroco, Cristina Brites, Silvana Mara e a assessora jurídica do CFESS Sylvia Terra, com um conteúdo aprofundado sobre os fundamentos éticos, além de diálogos didáticos que ajudam na compreensão do tema, dicas de filmes e muito mais.

 

“A demanda da categoria pela disponibilização desse conteúdo é histórica. Estamos felizes que junto ao retorno presencial do Curso, conseguimos disponibilizar a versão digital desse rico material, que coaduna com nossa Política de Comunicação do Conjunto CFESS-CRESS, tornando seu conteúdo difundido. Que essa iniciativa possa contribuir na profusão de nossos valores e auxilie na materialização do Projeto ético-político profissional no cotidiano de cada assistente social”, oponha Emilly Marques, conselheira e coordenadora da Comissão de Comunicação do CFESS.

 

A expectativa é que os livros sirvam como apoio e incentivem ainda mais assistentes sociais na participação das edições do curso nos estados, e que também possa motivar que a categoria contribua, inclusive, com a composição das Comissões de Instrução dos processos éticos nos regionais, tarefa essencial das entidades.

 

Como afirmou a presidenta do CFESS, Beth Borges, “trata-se de um conhecimento produzido pelo Serviço Social brasileiro que se espraia e se reproduz. Que seja útil e difundido”!.

 

Baixe o material nos links a seguir

 

Caderno 1 - Ética e História (Maria Lucia Barroco)

Caderno 2 - Ética e Trabalho profissional (Cristina Brites)

Caderno 3 - Ética e Direitos Humanos (Silvana Mara de Morais dos Santos)

Caderno 4 - Ética e Instrumentos Processuais (Sylvia Helena Terra)

 

Card branco traz foto dos quatro livros do Curso, cada um de uma cor e a logo do projeto

 

Conselho Federal de Serviço Social – CFESS

Gestão Melhor ir à Luta com Raça e Classe em defesa do Serviço Social (2020-2023)

Comissão de Comunicação

Rafael Werkema - JP-MG 11732

Assessoria de Comunicação

[email protected]